
A Semana Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, deste ano, realizada entre os dias 06 e 10 de novembro, resultou na apresentação de palestras de alguns convidados e na produção de 130 trabalhos que serão publicados em um caderno pedagógico. Quase metade dos projetos foram apresentados na Escola de Gestão dos Servidores Públicos Municipais durante a semana.
Professores, educadores infantis e pedagogos participaram do evento, que tem como intuito identificar falhas no sistema de aprendizagem e aprimorar o sistema de ensino, por meio de uma investigação da prática pedagógica aplicada no ensino infantil, ensino fundamental e ensino especial. O projeto propôs a avaliação de trabalhos individuais e envolveu também familiares no processo, o que deve ter consequências a longo prazo e pode ajudar a melhorar as notas do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A formação deste ano culminou em 80 horas de curso para os profissionais que produziram trabalhos de avaliação da prática pedagógica relacionados a algum tema vinculado à diretriz curricular. Esse montante se deve, pois além das publicações e apresentações, as atividades foram desenvolvidas durante o ano todo nas aulas, pesquisas em hora-atividade e pela escrita do artigo final. Diferente de outros anos, a formação foi realizada durante as horas-atividade dos profissionais e não houve dispensa dos alunos para que os professores pudessem participar do curso.
Foto: Carlos Poly/SMCS