Araucária

Site da Prefeitura de Araucária apresenta detalhes do projeto e contato de pequenas queijarias regularizadas

Com objetivo de facilitar o acesso a informações sobre o ‘Queijarias de Araucária’, realizado pela Secretaria de Agricultura (SMAG), a Prefeitura de Araucária disponibilizou em seu site (www.araucaria.pr.gov.br) uma página exclusiva com detalhes sobre o projeto. Além de um vídeo que cita o apoio à regularização de pequenas queijarias do município e do conteúdo explicativo em texto, a página também oferece uma lista de negócios regularizados (até o momento), seus respectivos produtos oferecidos e contatos. Recentemente, o trabalho de acompanhamento técnico e apoio à regularização de pequenas queijarias de Araucária, realizado pela SMAG, passou a contar com respaldo legal com a publicação da lei nº 4.267/2023, que institui o Programa Agroindústria Queijeira Legal.

A página na internet também serve para orientar outros interessados em fazer parte do projeto para regularizar a sua pequena queijaria. Essa regularização trata-se de uma ação diretamente relacionada à garantia do processo adequado e da qualidade dos produtos (queijos e outros derivados de leite), bem como do direito do consumidor em saber todos os detalhes sobre o produto, incluindo os ingredientes e a origem. Esse trabalho com as queijarias visa, além da saída da informalidade, a segurança sanitária, a geração de renda, o combate ao êxodo rural com a permanência das famílias no campo, a valorização dos produtos e tradições locais e também a valorização da mulher rural, já que todas as queijarias participantes são comandadas por mulheres. Duas das primeiras queijarias regularizadas conquistaram prêmios no 1º Prêmio Queijos do Paraná (da FAEP/SENAR-PR, IDR-PR, Sebrae-PR e Sindileite-PR).

COMPROMETIMENTO – Para o sucesso na regularização é fundamental o comprometimento dos pequenos produtores rurais em realizar as adequações necessárias e em participar das formações para melhorar desde a qualidade de produção do leite na propriedade até os detalhes obrigatórios da rotulagem dos produtos prontos para venda. Esses negócios rurais acompanhados pelos técnicos da SMAG recebem um Selo de Inspeção Municipal Provisório (SIM) antes do SIM “convencional” após a formalização. O SIM é a certificação municipal de que o produto de origem animal foi elaborado/preparado seguindo os critérios de qualidade sanitária necessários e que, por isso, pode ser comercializado em estabelecimentos comerciais do município. O SIM provisório foi uma solução implantada pela SMAG considerada fundamental para que essas pequenas atividades queijeiras pudessem continuar ao longo desse período de acompanhamento técnico da SMAG e adaptações necessárias.

O trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), tem foco pequenos produtores rurais. E quando se fala em pequenas queijarias em Araucária é importante destacar que são propriedades rurais, de diferentes localidades, muitas não chegam a ter nem 10 vacas leiteiras em produção. Recentemente, a Prefeitura de Araucária realizou processo para a aquisição de tanques pasteurizadores de leite que serão destinados, em breve, às produtoras regularizadas do projeto das queijarias e permanecerão com eles enquanto fizerem parte do programa. 

Confira a página sobre o QUEIJARIAS DE ARAUCÁRIA: CLIQUE AQUI

.

.

#PraTodosVerem: A imagem mostra queijos curados de diferentes tamanhos. Esses queijos apresentam temperos e pedaços que lembram bacon. No canto esquerdo, há uma embalagem que parece ser de manteiga. O ambiente é escuro, com luz focada nos queijos.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.