
A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) informa que para a vacinação contra a Covid-19 vai adotar um formato diferenciado das demais campanhas de imunização realizadas no município. Nesta primeira etapa, equipes volantes irão até os locais, como asilos e estabelecimentos de saúde, para aplicar as doses da Coronavac. Desta forma, a vacinação será descentralizada, ou seja, não será nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Estas equipes serão compostas por três profissionais sendo: 01 enfermeiro (a) e 02 técnicos (as) de enfermagem que receberam treinamento adequado para administrar os imunizantes.
A expectativa é de que as doses, enviadas pelo Ministério da Saúde, cheguem até o município nesta terça-feira (19) e a campanha inicie na próxima quarta-feira (20) pela manhã. Lembrando que, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), o primeiro grupo prioritário a receber a vacina será formado por: idosos acima de 60 anos (residentes em asilos), profissionais da saúde (que atuam na linha de frente), população indígena (que vive em aldeias).
Vale ressaltar que, nesta primeira fase, os municípios não estão autorizados a comprar as vacinas, portanto, dependem exclusivamente do envio por parte do Governo Federal. “Nós pedimos a colaboração e a compreensão de toda a população no sentido de evitar aglomerações nas Unidades de Saúde dos Bairros atrás de informações. De início só os grupos prioritários receberão a vacina e todas as informações a respeito serão centralizadas nos canais oficiais da Prefeitura de Araucária”, explica o secretário de Saúde, Adilson Suguiura.
SCMS Araucária