
Até o próximo dia 23 de abril, sexta-feira, os moradores de Araucária poderão opinar e fazer sugestões sobre o que precisa ser aprimorado no sistema de saúde do município para os próximos anos. Foram disponibilizados formulários e uma urna em todas as Unidades Básicas de Saúde onde o usuário poderá escrever a sua sugestão sem ser necessário se identificar.
Esse espaço democrático de participação faz parte da primeira etapa das Conferências Locais de Saúde de Araucária. “Cada região fará a sua conferência. O conselho local com a submissão da relatoria fará a compilação das ideias de cada uma das urnas e essas sugestões poderão ser vistas e discutidas na etapa local”, explica o presidente do Comusar (Conselho Municipal de Saúde de Araucária), Lucas Foltz. Vale destacar que cada região deverá aprovar, no máximo, 18 propostas para serem discutidas na Conferência Municipal de Saúde.
O presidente do Comusar também explica que as conferências locais serão realizadas entre os dias 15 de maio a 01 de junho e irão discutir temas importantes como: atenção primária; redes de atenção; novas tecnologias em saúde; vigilância em saúde; gestão participativa; controle social e descentralização da gestão; financiamento, política de desenvolvimento de pessoas e educação permanente.
Todas as propostas discutidas e aprovadas da etapa local serão levadas para a XV Conferência Municipal de Saúde de Araucária (Confemusar) que terá início no dia 25 de junho, no modelo online. O tema neste ano é “Salvação e Fortalecimento do SUS”. Nos dias 26 e 27 de junho, a Confemusar terá encontros presenciais no Colégio COC Bilíngue, Rua Pref. Odorico Franco Ferreira, 610 – Centro.
“A participação da sociedade é muito importante nesse processo, então pedimos para que os moradores de Araucária colaborem com suas sugestões, preencham o formulário nas unidades e saúde e ajudem a construir o nosso sistema de saúde”, convida Lucas Foltz.
SCMS Araucária









