Araucária

Audiência de Plano de Mobilidade discute ações para Araucária

Na quarta-feira (07), Araucária realizou no anfiteatro da Prefeitura uma audiência pública para discutir propostas para a mobilidade urbana do município. O Plano de Mobilidade (PlaMob) é o instrumento que estabelece a estratégia de intervenção em matéria de organização de acessibilidades e gestão de mobilidade, definindo um conjunto de ações e medidas que contribuam para a implementação e promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável.

O objetivo geral do PlaMob é promover a mobilidade sustentável segundo uma gestão participativa, associada ao ordenamento do uso do solo urbano, priorizando a rede integrada do transporte público coletivo com o transporte não motorizado acessível.

Foram debatidas as propostas para a mobilidade, elaboradas pela Equipe Técnica Municipal (ETM) e pela empresa Vertrag, considerando as situações atuais e projetadas, baseadas em dados técnicos e levantados junto à população através de pesquisas e reuniões comunitárias. Com isso, foram abordadas as principais diretrizes para que se alcance o cenário almejado a curto, médio e longo prazo.

As propostas foram divididas em eixos temáticos estratégicos: integração regional, sistema viário e infraestrutura, transporte público e intermodalidade, modos ativos e acessibilidade, fortalecimento de órgãos gestores.

Comentou-se ainda na audiência sobre a importância das redes hierarquizadas e conectadas aos sistemas caminháveis, do transporte público e de cargas. A priorização do caminhar, do pedalar e do compartilhar de vias e modos públicos de transporte também foi destaque. O acesso municipal entre os centros de bairros, os bairros e o centro da cidade, também foram discutidos, além da mobilidade facilitada com a Região Metropolitana.

Um ponto importante que deve ser levado em consideração é que para que haja a implementação do planejamento sugerido nos próximos anos, há uma demanda de serviços e ações não apenas dos órgãos municipais, mas também de instituições de outras esferas e competências.

Finalizando a etapa das propostas, uma minuta de lei será apresentada em uma Conferência Municipal a ser marcada, onde a população também será convidada a participar. O texto que for aprovado com as propostas e situações levantadas irá para a Câmara Municipal para virar lei. O PlaMob deve ser integrado ao Plano Diretor e tornou-se obrigatório pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei nº 12587/2012) para os municípios com mais de 20 mil habitantes, que ficam impedidos de receber recursos federais destinados à mobilidade urbana até que cumpram as exigências da lei.

A apresentação em PDF pode ser conferida pelo link (CLIQUE AQUI). Confira mais detalhes sobre o PlaMob, relatórios e fases: CLIQUE AQUI.

Foto: Divulgação SMPL.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.