
A Prefeitura de Araucária e o Detran estão fechando uma parceria que proporcionará ao município ser o primeiro a receber o projeto piloto das ciclofaixas temporárias. A Prefeitura e o órgão de trânsito estão finalizando as tratativas para muito em breve iniciar a instalação dessas pistas.
De acordo com o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), a avenida escolhida para receber as ciclofaixas foi a Manoel Ribas. “Elas terão 1,20m de largura e serão implantadas nos dois sentidos da via, entre a rua São Vicente de Paulo e a Minas Gerais, ou seja, cerca de 3,5 km”, explicou Luiz Gouvea, engenheiro e autoridade de trânsito no município.
O projeto recebeu o nome de “ciclofaixas temporárias” porque a parceria entre a Prefeitura e o Detran tem previsão para durar um ano. Entretanto, dependendo de como o espaço seja utilizado, considerando a contagem de ciclistas que será feita pela SMUR, as ciclofaixas temporárias podem tornar-se definitivas e posteriormente implantadas em mais vias da cidade.
Em breve, a sinalização e as demarcações na avenida serão feitas. “As ciclofaixas possuirão largura suficientemente segura para os ciclistas, sem impactar na fluidez do trânsito”, garantiu o engenheiro.
Ele lembrou ainda que o intuito principal do projeto é incentivar o uso das bicicletas e ensinar a forma correta e segura de locomoção com uma bike. As ciclofaixas poderão ser usadas todos os dias da semana.