Araucária

Avenida Manoel Ribas terá ciclofaixas em projeto piloto da Prefeitura e Detran

A Prefeitura de Araucária e o Detran estão fechando uma parceria que proporcionará ao município ser o primeiro a receber o projeto piloto das ciclofaixas temporárias. A Prefeitura e o órgão de trânsito estão finalizando as tratativas para muito em breve iniciar a instalação dessas pistas.

De acordo com o Departamento de Trânsito, da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), a avenida escolhida para receber as ciclofaixas foi a Manoel Ribas. “Elas terão 1,20m de largura e serão implantadas nos dois sentidos da via, entre a rua São Vicente de Paulo e a Minas Gerais, ou seja, cerca de 3,5 km”, explicou Luiz Gouvea, engenheiro e autoridade de trânsito no município.

O projeto recebeu o nome de “ciclofaixas temporárias” porque a parceria entre a Prefeitura e o Detran tem previsão para durar um ano. Entretanto, dependendo de como o espaço seja utilizado, considerando a contagem de ciclistas que será feita pela SMUR, as ciclofaixas temporárias podem tornar-se definitivas e posteriormente implantadas em mais vias da cidade.

Em breve, a sinalização e as demarcações na avenida serão feitas. “As ciclofaixas possuirão largura suficientemente segura para os ciclistas, sem impactar na fluidez do trânsito”, garantiu o engenheiro.

Ele lembrou ainda que o intuito principal do projeto é incentivar o uso das bicicletas e ensinar a forma correta e segura de locomoção com uma bike. As ciclofaixas poderão ser usadas todos os dias da semana.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.