Saúde

“Colesterol alto do seu filho não é brincadeira”, alerta endocrinologista

Nesta semana vivemos o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, no dia 8 de agosto. Esse ano, o cuidado com as crianças é o tema central da campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Nacional, através do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose e Comissão de Campanhas da Sociedade, e em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura importante e necessária para o funcionamento do nosso corpo, pois participa da formação da parede das células de todo o organismo, além da formação de hormônios e vitaminas.

Em geral, acredita-se que o colesterol presente em nosso sangue vem apenas dos alimentos que ingerimos (ex. alimentos gordurosos), mas é importante saber que o nosso corpo produz colesterol. O fígado é muito importante neste processo, pois é o grande responsável pela eliminação/remoção do LDL-colesterol do organismo.

Através do exame perfil lipídico ou lipidograma é possível conhecer o nível de colesterol, triglicerídeos, LDL colesterol e HDL.

Causas do colesterol alto na infância

As principais causas de colesterol alto na infância e adolescência são a alimentação rica em gorduras, o excesso de peso e o sedentarismo. Entretanto, algumas crianças terão colesterol alto mesmo seguindo uma dieta saudável.

Colesterol alto pode ser familiar?

Sim. O importante é saber se a pessoa tem colesterol alto de família ou apenas porque ela abusa da alimentação. O colesterol familiar é o vilão maior porque começa na infância e pode causar infarto precoce nas pessoas. É a chamada Hipercolesterolemia Familiar (HF)

Exame de colesterol nas crianças

O exame de colesterol deve ser realizado:
• em TODA criança entre 9 e 11 anos de idade (antes do início da puberdade);
• em algumas situações em crianças de 2 a 8 anos: crianças acima do peso, com diabetes ou que façam tratamento de saúde para doenças nas quais o seu médico solicite; e naquelas com histórico de saúde dos familiares com doença cardíaca precoce.

Controle do colesterol

Segundo a endocrinologista, a principal medida para o controle do colesterol ou dos triglicerídeos é baseada em mudança de estilo de vida. Ela listou algumas dicas importantes:

1. Adotar uma alimentação saudável é fundamental.
• Evite: bolacha recheada, refrigerante, bolo, chocolate, sorvete, hambúrguer, batata frita, frituras e alimentos ultraprocessados em geral. Outra orientação é não deixar as crianças muito tempo em frente a telas (TV, videogame, iPad);
• Prefira: verduras, legumes e frutas, peixe, frango, queijo branco. É importante que os pais incentivem brincadeiras ao ar livre, corridas e esportes.

2. Na maioria dos casos de dislipidemia não há necessidade de medicação para as crianças;
3. Quando são necessárias, as medicações podem ser prescritas pelo médico e mostram-se seguras para as crianças;
4. Na hipercolesterolemia familiar a medicação é sempre necessária e de forma contínua.
5. O acompanhamento multidisciplinar com nutricionista e seu médico pediatra ou endocrinologista está sempre recomendado;

A doença chamada de hipercolesterolemia familiar (HF) – colesterol alto de origem familiar é a doença responsável por 5-10% dos casos de infarto do coração em pessoas abaixo de 50 anos. Estima-se que, no mundo todo, existem mais de 10.000.000 de indivíduos portadores de HF; no entanto, menos de 10% destes têm diagnóstico conhecido de HF, e menos de 25% recebem tratamento.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.