O Garoto Cidadão de Araucária, projeto que visa desenvolver habilidades, competências e práticas reflexivas de diversas vertentes que contribuam para o universo dos participantes, aproveitou mais uma oportunidade para trabalhar a temática do combate ao preconceito. Desta vez a discussão foi levantada por meio da peça teatral “Randa – Em busca da semente”, apresentada no Teatro da Praça, nesta segunda-feira (09). Assistiram o espetáculo, alunos das escolas Werka, Rosa Picheth, Rui Barbosa e da Casa de Acolhimento.
O texto foi inspirado em uma obra da autora curitibana Lucilene Soares e conta a história de uma menina que entra em conflito com seu cabelo após passar por uma situação preconceituosa na escola. Ao adormecer ela tem um sonho e encontra várias crianças e um baobá. Todos brincam e dançam e no cenário figuram elementos da cultura africana, como o jogo mancala e cantigas de roda. A trilha sonora apresentada pelos educandos e pela professora do projeto é composta por pau de chuva, caxixi, bangô, surdo e teclado, além de contar com apoio do coral.
Há 9 anos em funcionamento em Araucária, o Garoto Cidadão atua em uma parceria firmada entre a Prefeitura e a Fundação CSN. O projeto atende crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 8 a 17 anos, proporcionando atividades socioculturais no contraturno escolar. Durante o tempo de permanência no projeto, os educandos têm aulas de música, teatro, dança, artes visuais e inclusão digital.
smcs