Araucária

Hospital Municipal de Araucária completa 8 anos e registra mais de 1 milhão de atendimentos

No dia 7 de setembro de 2008, o Hospital Municipal de Araucária (HMA) abria suas portas para atender a população araucariense que necessitava de atendimento médico-hospitalar de baixa e média complexidade. Passados oito anos, o hospital ultrapassa a marca de um milhão de atendimentos, com média de 90% de usuários satisfeitos.

Estruturado para ser um centro de referência para a saúde pública da cidade, o HMA registrou em seus oito anos de atividades pouco mais de 1 milhão de atendimentos. Isso representa uma média mensal de 510 internações, 150 partos, 10.000 exames, 190 cirurgias, 1.000 atendimentos ambulatoriais e 1.700 atendimentos no Pronto Socorro geral e obstétrico.

Com 100 leitos para internação, sendo 19 de terapia intensiva (adulto e neopediátrica), e taxa geral de ocupação de 80%, o HMA atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Indo na contramão da realidade da maioria das instituições de saúde pública no país, o hospital preza por um atendimento de qualidade e humanizado. Segundo dados do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que avalia periodicamente a opinião de pacientes e acompanhantes, nos últimos meses, a média geral de satisfação geral ficou em 91,25%. Um importante indicador para demonstrar o resultado do trabalho de uma equipe que conta com quase 550 profissionais, entre eles 120 médicos que atendem em 10 especialidades diferentes.

Desde novembro de 2014, o hospital é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), entidade filantrópica sem fins lucrativos, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vem implantando um modelo de gestão que preza pela excelência. Para isso, a direção investe em programas de treinamento e outras ações voltadas à qualidade do atendimento e assistência segura aos pacientes.

Em julho deste ano, inclusive, o HMA foi premiado pela Secretaria Estadual de Saúde como um dos melhores projetos de gerenciamento de riscos assistenciais em hospitais públicos do Paraná. Um prêmio para o hospital e para toda a população que utiliza seus serviços.

 

Colaboração Fagner Lopes / HMA

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.