
O Grupo Lanteri, conhecido pela tradicional apresentação da Paixão de Cristo, apresentará um Auto de Natal itinerante em Araucária de 19 a 23 de dezembro. Para evitar aglomerações, respeitando assim as orientações sanitárias para o enfrentamento à Covid-19, o espetáculo será itinerante, pois o palco será uma carreta e as pessoas poderão vê-lo das janelas e dos quintais das casas. O projeto conta com apoio da Prefeitura de Araucária.
Segundo os organizadores, a carreta decorada com as luzes do Natal levará o presépio como cenário e circulará pelas ruas de Araucária realizando diversas paradas. Por dia, serão percorridos na cidade cerca de 30 km. Atores e músicos representando os Reis Magos, os Pastores e a Família Sagrada encenarão o nascimento do Menino Jesus. Para a alegria das crianças, Papai Noel também estará presente para dar uma mensagem. Serão várias apresentações por dia em diferentes pontos. As apresentações ocorrerão no período das 20h às 22 horas.
Dentro dos cuidados de saúde necessários, todos os envolvidos na produção usarão máscaras e respeitarão o distanciamento. “Ninguém precisará sair de casa para prestigiar o trabalho, poderá vê-lo com segurança da sua janela ou do seu jardim. Serão apresentações curtas com aproximadamente dez minutos de duração e o trajeto a ser percorrido será divulgado por um carro de som poucos minutos antes da apresentação, justamente para evitar espera e aglomeração no local”, conta Edson Luiz Martins, diretor de produção do Grupo Lanteri.
“Nossa ideia é que a mensagem de Natal leve às pessoas alegria, esperança e alivie um pouco o sofrimento provocado pelo isolamento social e pelas restrições impostas pela pandemia. Nosso convite é para a reflexão e com simplicidade queremos proporcionar uma noite encantada”, revela o diretor artístico, Aparecido Massi. “Que o Natal e as atuais circunstâncias em que nos encontramos como humanidade nos permitam refletirmos sobre nossas vidas e escolhas”, acrescenta.
Além do apoio da Prefeitura, o Projeto do Grupo Lanteri conta com apoio do Instituto Lanteri e patrocínio da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo.
Texto com assessoria do Grupo Lanteri