
Um levantamento realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Araucária revelou que 805 pessoas estão em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ou seja, são idosos que receberam a primeira dose nos últimos meses e não compareceram para receber a dose de reforço do imunizante que, no caso da Coronavac, é de 21 a 28 dias após a aplicação da primeira.
É importante destacar que esse levantamento considera as vacinas aplicadas até o dia 04 de abril e não levou em conta as doses aplicadas nesta segunda-feira (05). “É um número muito alto de indivíduos que não tomaram a segunda dose o que gera o risco de não desenvolverem uma resposta imunológica satisfatória em relação ao coronavírus. Portanto nós reforçamos a importância de se fazer as duas doses”, explica Hellen Faria, enfermeira e coordenadora do Departamento de Vigilância.
Ainda de acordo com a enfermeira, mesmo com o prazo da segunda dose vencido é possível fazer a vacina. “Pode fazer mesmo depois de passado a data indicada. Mas é fundamental que seja feito para completar o esquema”, reforça Hellen.
A data indicada para a dose de reforço consta na carteira de vacinação do idoso e estas doses estão sendo aplicadas em dois pontos em Araucária: no Parque Cachoeira (drive thru) e no Adolescentro do Industrial (ponto fixo), das 09h as 16h.
Serviço:
Parque Cachoeira, entrada pela rua Rio de Janeiro
Adolescentro Industrial – Rua Gralha Azul, 2293
Dúvidas:
Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas pelo Disk Corona 0800.6425250.
SCMS Araucária