
A última frente fria prevista para o Brasil em abril de 2017 começa a influenciar a Região Sul no dia 25 e vai trazer uma forte massa de ar polar, segundo o Instituto Clima Tempo. Seu deslocamento será rápido sobre o país e em 48 horas os ventos frios de origem polar já devem ser sentidos nas áreas centrais das Regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Previsão do tempo para o próximo fim de semana (Foto: Reprodução)
Na região, a temperatura mínima será abaixo dos 10°C a partir de sexta-feira (28), chegando a até 5°C, de acordo com a previsão. Em cidades do Sul do Estado, como General Carneiro, a previsão é de geada para o fim de semana, também de acordo com o Clima Tempo.
Frente fria especial
Esta frente fria vai influenciar o interior do Brasil e tem potencial para provocar chuva forte em diversas áreas de quase todas as Regiões do país durante seu deslocamento. Mas o que realmente torna esta frente fria muito especial é sua massa de ar frio de origem polar, que será a primeira massa polar com características de outono/inverno a passar sobre o Brasil este ano. Esta massa polar vai “cortar a fita” e inaugurar a temporada de frio do outono/inverno de 2017.
Centro polar continental

(Foto: Gislaine – Fotografe o Tempo)
Esta massa de ar polar deve fazer uma trajetória continental, pelo interior da América do Sul. Antes de ir para o mar, o centro desta massa de ar frio de origem polar, que é a região mais fria de uma massa polar, deve ficar três dias sobre o continente, o que vai facilitar e impulsionar o ar frio para Acre, para o interior do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. Nesta situação o resfriamento do ar é mais intenso e mais prolongado sobre o Brasil.
Recordes de frio em Campo Grande e em Cuiabá no feriado de 21 de abril
Com esta massa polar devemos ter muitos recordes de frio, temperaturas abaixo de zero e geadas no Sul pela primeira vez este ano. São Paulo pode não baixar de 10°C, mas pode chegar bem perto desta marca. Acre e Rondônia devem sentir a primeira friagem forte. O Acre já teve uma leve friagem este ano.
Confira um vídeo explicativo sobre a massa de ar polar que se aproxima: