A prática da leitura é uma importante atividade para o desenvolvimento humano, pois é capaz de gerar inúmeros benefícios ao leitores, dentre eles a melhora na concentração, na memória, no raciocínio e na compreensão. Para as crianças, os impactos positivos da leitura podem ser ainda maiores, na medida em que estimulam a linguagem oral e a capacidade criativa. Para isso, é essencial que elas sejam estimuladas à leitura desde muito cedo, para que se familiarizem com a prática.
De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, o brasileiro médio costuma ler cerca de quatro livros por ano. Assim, é de se pensar que as crianças brasileiras não recebem o estímulo necessário para serem bons leitores.
Mas uma leitora mirim de Maringá vai na contramão disso. É o caso de Natália da Cruz Sanches, de 8 anos, que realizou, somente no ano passado, 75 empréstimos de livros e gibis na Biblioteca Pública de Iguatemi, distrito de Maringá. Com esse número, Natália foi registrada como a pessoa que mais emprestou materiais na unidade em 2023. Além disso, ela é a única criança entre as cinco pessoas mais emprestaram livros nas bibliotecas de Maringá no ano passado.
Natália mora com seus pais e seu irmão mais novo em Iguatemi e frequenta a Biblioteca Municipal sempre que pode. Sua mãe, Francieli, 34, é agente administrativa da Biblioteca há nove anos e foi a responsável por estimular o gosto pela leitura em Natália.
Clique aqui e continue a leitura da história sobre Natália no Portal GMC Online, parceiro da Banda B.
Banda B