Educação

Menina de 8 anos vira referência em cidade do Paraná por ser quem mais pega livros empretados de biblioteca

A prática da leitura é uma importante atividade para o desenvolvimento humano, pois é capaz de gerar inúmeros benefícios ao leitores, dentre eles a melhora na concentração, na memória, no raciocínio e na compreensão. Para as crianças, os impactos positivos da leitura podem ser ainda maiores, na medida em que estimulam a linguagem oral e a capacidade criativa. Para isso, é essencial que elas sejam estimuladas à leitura desde muito cedo, para que se familiarizem com a prática.

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, o brasileiro médio costuma ler cerca de quatro livros por ano. Assim, é de se pensar que as crianças brasileiras não recebem o estímulo necessário para serem bons leitores.

Mas uma leitora mirim de Maringá vai na contramão disso. É o caso de Natália da Cruz Sanches, de 8 anos, que realizou, somente no ano passado, 75 empréstimos de livros e gibis na Biblioteca Pública de Iguatemi, distrito de Maringá. Com esse número, Natália foi registrada como a pessoa que mais emprestou materiais na unidade em 2023. Além disso, ela é a única criança entre as cinco pessoas mais emprestaram livros nas bibliotecas de Maringá no ano passado.

Natália mora com seus pais e seu irmão mais novo em Iguatemi e frequenta a Biblioteca Municipal sempre que pode. Sua mãe, Francieli, 34, é agente administrativa da Biblioteca há nove anos e foi a responsável por estimular o gosto pela leitura em Natália.

Clique aqui e continue a leitura da história sobre Natália no Portal GMC Online, parceiro da Banda B.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.