
O final de semana foi ensolarado na maior parte do Brasil, mas, a partir desta segunda-feira (26), as temperaturas voltam a cair em uma nova onda de frio. A frente fria chega inicialmente pelo Sul do país, atingindo Sudeste e Centro-Oeste no decorrer dos dias.
O frio desta semana pode ser até mais intenso, se comparado com as baixas temperaturas dos últimos dias. “Teremos um declínio razoável de novo. Como a atmosfera atual tem o frio como característica, o frio atual pode potencializar o comportamento da nova massa de ar. Mas a massa de ar frio vem depois da chuva, que em alguns pontos pode chegar de forma razoável”, revela o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.
A frente fria é como um parachoque, uma região de fronteira entre uma massa de ar mais aquecida e outra com ar mais frio. “É justamente nessa região de fronteira que gera instabilidade. A medida que a massa de ar frio avança, ela empurra esse sistema. A chuva antecede essa condição de resfriamento”, explica.
Na próxima quarta-feira (28), a previsão é chuva moderada, que pode acumular 44 mm. Logo após a chuva, a temperatura despenca. Na quarta mesmo, a mínima pode chegar aos 2ºC. Mas o frio mesmo alcança o auge na quinta-feira (29) e sexta-feira (30), podendo chegar aos -2ºC.
Prepare as cobertas, porque há chances de geada na quinta, sexta e sábado da próxima semana (29, 30, e 31).
Confira a previsão para Araucária até domingo (01)
