
Operação integrada combate o tráfico e crimes patrimoniais na região central do estado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em uma ação conjunta com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), deflagrou nesta quinta-feira (8) uma ampla operação voltada ao combate ao tráfico de drogas e a delitos patrimoniais na região Central do Estado. A mobilização de segurança pública envolveu aproximadamente 200 agentes e cumpriu diligências simultâneas nos municípios de Pitanga, Guarapuava, Campo Mourão e Marialva.
No total, a Justiça havia expedido 40 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão. Durante a execução da estratégia policial, 15 pessoas foram detidas. Desse total, oito capturas ocorreram em cumprimento a ordens judiciais, dividindo-se entre três mandados de prisão preventiva e cinco de prisão temporária. As outras sete prisões foram efetuadas em flagrante delito no decorrer das abordagens e vistorias.
O balanço oficial da operação aponta a apreensão de sete armas de fogo, 11 munições de diferentes calibres, 11 aparelhos celulares, uma balança de precisão utilizada para a pesagem de entorpecentes e cerca de 5,5 quilos de substâncias ilícitas. Entre os materiais confiscados estão 4,07 quilos de maconha, 1,5 quilo de cocaína e 22 gramas de haxixe, evidenciando a capilaridade da rede criminosa na região.
Ações complementares e desdobramentos
Além do material entorpecente e do armamento, as forças de segurança recuperaram uma caixa de som que havia sido furtada e resgataram duas aves silvestres que eram mantidas em cativeiro de forma irregular. No âmbito das ocorrências, também foram lavrados dois termos circunstanciados por infrações de menor potencial ofensivo.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, quatro suspeitos acabaram falecendo em confrontos com as equipes policiais. As circunstâncias de cada um desses óbitos serão rigorosamente apuradas por meio de procedimentos próprios instaurados pelos órgãos competentes.
O delegado da PCPR William Gama Assunção destacou a grandiosidade da operação, que contou com a atuação de 90 policiais civis e 110 policiais militares. A infraestrutura empregada incluiu o uso de 54 viaturas, nove cães farejadores do canil policial e o apoio aéreo de um helicóptero.
“A operação é resultado de meses de investigação e da integração entre as polícias Civil e Militar. O objetivo é enfraquecer a estrutura do tráfico em Pitanga e reforçar a segurança da população”, ressalta o delegado.
Os indivíduos capturados foram encaminhados às unidades do sistema penitenciário estadual, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil do Paraná informou que as investigações continuam em andamento, com foco na análise dos materiais apreendidos e na identificação de outros possíveis envolvidos nos esquemas criminosos.
Os suspeitos responderão, conforme a participação de cada um, por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e infrações à legislação do Estatuto do Desarmamento, além de outros delitos que poderão ser formalizados com o avanço das apurações.
Fonte:: policiacivil.pr.gov.br









