Para marcar o Dia do Rio, comemorado no dia 22 de março, duas importantes ações foram firmadas, ontem. O governo do Estado enfatizou o projeto de revitalização do Rio Iguaçu, durante um simpósio na Fiep. Já prefeitos da Região Metropolitana assinaram um pacto pela proteção dos mananciais de água.
O projeto de revitalização do Iguaçu conta com a participação de várias áreas do Governo, como Sanepar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e órgão vinculados e a Copel. No momento a fase é de elaboração do projeto e propostas de ações, que depois serão discutidas com todos os segmentos sociais por meio dos Comitês de Bacias. Hoje, o Paraná conta com 12 comitês, dois deles no Rio Iguaçu, onde também foi iniciada, de forma pioneira, a cobrança pelo uso da água.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, afirmou que o projeto para o Rio Iguaçu vai priorizar a revitalização de trechos mais urbanizados, que são os mais ameaçados. “Estamos seguros de que este projeto não é para um ou dois governos, mas um protejo da sociedade, que exigirá o compromisso deste e dos próximos governantes, com um arranjo institucional que garanta sua continuidade”, disse Soavinski.
Mananciais — O Pacto pelas Nascentes de Água da Região Metropolitana de Curitiba foi assinado por dez municípios participantes do Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Região Metropolitana. O pacto foi assinado em evento realizado no Parque Guairacá, no bairro Fazendinha.
O novo compromisso tem a intenção de reforçar a necessidade de proteção das nascentes, principalmente as localizadas em área urbana. Através do pacto, o município participante se compromete em diagnosticar, classificar, preservar, conservar e valorizar as nascentes, principalmente as localizadas em área urbana, e ainda ensinar e educar a sociedade sobre a importância da conservação da natureza.
Os Municípios participantes e que assinaram o pacto são: Araucária, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Tijucas do Sul e Itaperuçu.
Bem Paraná
Que notícia maravilhosa saber que o nosso querido Rio Iguaçu será revitalizado, é muito bom saber que ainda temos autoridades que se preocupam em preservar o meio ambiente e todos nós devemos ter ao minimo gratidão pela natureza e saber respeitar, proteger, afinal devemos deixar que as futuras gerações possam também ter o privilégio de ver o Rio Iguaçu limpo como era antes.Parabéns pela iniciativa.