Brasil

Pix por aproximação começa a valer nesta sexta (28)

Nova modalidade permite pagamentos sem abrir o aplicativo do banco

A partir desta sexta-feira (28), consumidores poderão realizar pagamentos utilizando o Pix por aproximação, conforme anunciado pelo Banco Central (BC). A nova funcionalidade possibilita transferências apenas encostando o celular na máquina de cartão, assim como já acontece com cartões de crédito e débito.

O recurso poderá ser utilizado por meio de carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay e Samsung Pay, eliminando a necessidade de acessar o aplicativo do banco para confirmar a transação.

Inicialmente, o Pix por aproximação estará disponível para dispositivos Android de usuários que possuam conta em instituições participantes do Open Finance. O limite para as operações será de R$ 500 por transação, podendo ser ajustado pelo cliente ou personalizado com um valor máximo diário.

A adesão à nova funcionalidade é opcional para bancos, carteiras digitais e provedores de maquininhas. Para verificar se o serviço está disponível, o cliente deve consultar sua instituição financeira.

Como ativar e utilizar?

Para ativar o Pix por aproximação, basta vincular a conta à carteira digital, seguindo um processo semelhante ao cadastro de cartões de crédito ou débito. O usuário será direcionado ao banco para autorizar a função.

No momento do pagamento, basta selecionar a opção Pix na maquininha, aproximar o celular, conferir os dados da transação e confirmar o pagamento.

Apesar da novidade, o Banco Central reforçou que as formas tradicionais de pagamento via Pix, como chave e QR Code, continuarão disponíveis.

O Pix por aproximação começou a ser implementado de forma gradual em outubro de 2023, em um projeto-piloto com maquininhas da Cielo em estabelecimentos selecionados de Brasília e São Paulo. Agora, a funcionalidade será ampliada para um maior número de usuários.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.