No dia seguinte à reunião com os representantes do sindicato dos professores, hoje (28) foi a vez de membros da administração municipal receberem os representantes do Sindicato dos Servidores de Araucária (Sifar). Mais uma vez o encontro foi no Salão Nobre e os presentes puderam esclarecer dúvidas sobre diversos temas relacionados aos interesses do quadro funcional e a situação financeira da Prefeitura.
Conversas com sindicatos são prática comum desde o início da atual gestão. O encontro ocorreu após o fechamento do 1º quadrimestre de 2015 justamente para a administração poder apresentar dados atualizados sobre a situação financeira da Prefeitura. Os representantes do sindicato puderam conferir a apresentação de números que mostram o quadro financeiro da Prefeitura bem como os impactos da crise nacional e estadual no município.
O secretário de Planejamento Márcio Souza Villela apresentou um balanço da evolução de receitas e despesas do município bem como o cenário financeiro do estado e do país que têm impacto direto sobre recursos para o município. É preciso destacar que o cenário externo é preocupante: queda na produção industrial nacional (-5,9% no 1º trimestre), queda no Fundo de Participação dos Municípios (-11% em relação a 2014), projeção de queda do PIB (-1,24%), queda de geração de empregos nacional (-4,6% no 1º trimestre de 2015), corte no orçamento federal de quase R$ 70 bilhões. No âmbito estatual, é preciso destacar a queda na produção de veículos automotivos (-37,5%), na produção de minerais não metálicos (-18,5%) e, o que mais preocupa Araucária, na produção de derivados de petróleo (-10,4%).
O ISS, um dos principais impostos de Araucária, teve queda 56% na arrecadação de ISS em 2013 em relação a 2011. Só entre 2012 e 2013 a queda de quase R$ 50 milhões. Junte-se a isso o aumento constante da folha de pagamento dos servidores. Por mês são cerca de R$ 24 milhões. A combinação entre queda de receita e aumento de despesa causou a crise que compromete novos investimentos no município bem como atender a algumas reivindicações dos servidores.
O índice da folha de pessoal recentemente chegou a 54,42%, índice muito superior ao limite de 51,3% recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Mesmo com as ações já tomadas para contenção de despesas, e sem poder conceder aumentos e benefícios, o crescimento da folha preocupa. Tanto que os representantes da administração, mais uma vez, destacaram ao sindicato os esforços para pagar os salários como também para manter os serviços à população. “Diante dessa crise, daqui pra frente, Araucária tem que começar uma nova história. Falo como servidor de carreira que sou”, avaliou o secretário de Finanças Sidney Azarias Inácio, referindo-se à fartura de recursos do município que ficou no passado.
Participaram da reunião as secretarias de Governo, Planejamento, Educação, Gestão de Pessoas, Finanças, Saúde, além da Procuradoria Geral do Município.
SMCS / Foto Carlos Poly