
Graças a um trabalho de planejamento e otimização da utilização de recursos públicos, a Prefeitura de Araucária recentemente regularizou o pagamento a fornecedores e prestadores de serviços, que estavam atrasados. A administração municipal conseguiu quitar seus débitos, a maioria em março, e vem se mantendo como boa pagadora, incentivando a procura de fornecedores para participação de licitações e contribuindo para um melhor funcionamento dos serviços públicos.
A gestão competente do dinheiro público permitiu que os pagamentos com fornecedores, cerca de 13 milhões gastos por mês, estejam sendo pagos rigorosamente em dia. “A Prefeitura não tem mais dívidas atrasadas. Esta é uma maneira de incentivarmos a participação dos pequenos fornecedores nas licitações. A Prefeitura quer ser cliente dos fornecedores locais, assim geramos renda e empregos na cidade, estimulando a economia da região. A Prefeitura se coloca à disposição de quem tiver dúvidas e quiser obter orientações no Espaço do Empreendedor”, incentiva o secretário municipal de Finanças, Luciano Stall.
O secretário destaca que as microempresas (microempreendedor individual e empresas de pequeno porte) possuem algumas vantagens em alguns processos licitatórios. Algumas são exclusivas para participação de microempresas, tornando o acesso mais fácil, já que não há competição com empresas de porte maior.
Pelo site da Prefeitura é possível visualizar as licitações abertas, documentos necessários para cadastramento de fornecedores e mais informações podem ser obtidas no Espaço do Empreendedor (localizado no prédio da Prefeitura – telefone 3614-1559) ou no Departamento de Licitação e Compras (telefone 3614-1494).
Histórico
A atual gestão assumiu a Prefeitura em janeiro deste ano com R$ 55 milhões em pagamentos atrasados, sendo cerca de R$25 milhões apenas com fornecedores. Para alcançar este resultado a Prefeitura precisou no começo do ano rever alguns gastos e até fazer um cronograma de pagamentos para priorizar os pequenos fornecedores na sequência de pagamentos, já que este público era o mais impactado com os pagamentos.
Foto: Carlos Poly/SMCS.