O Hospital Municipal de Araucária (HMA) é o mais novo parceiro do Projeto Vida, que oferece apoio psicossocial às adolescentes gestantes de Araucária. A partir de agora, as garotas que participam do projeto e os funcionários e voluntários que as acompanham nas atividades no espaço receberão treinamentos de profissionais do HMA sobre aspectos técnicos que envolvem a gestação, o parto e o pós-parto.
A gestação é uma fase da vida das mulheres que traz inúmeras dúvidas e inseguranças, principalmente quando ela acontece na adolescência. Para dar suporte às adolescentes e apoiá-las durante os meses que antecedem a chegada do bebê, a equipe do Projeto Vida oferece palestras, artesanatos e outras atividades que envolvem os cuidados necessários para uma boa gravidez. Com a participação do HMA, a equipe do projeto receberá orientações técnicas dos profissionais para poderem auxiliar melhor as meninas, que por sua vez, poderão esclarecer dúvidas sobre o parto e conhecer as rotinas do hospital para quando forem dar à luz a seus bebês.
Quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, um profissional do HMA irá até a sede do Projeto Vida e conversará com as garotas sobre um tema específico. Paralelamente, a equipe do projeto receberá orientações dos profissionais do hospital, de acordo com o perfil das jovens e com informações fundamentais para orientá-las de maneira eficaz.
Os encontros dos profissionais do hospital com as gestantes começaram na primeira semana de setembro e, no dia 18, das 08h30 às 12h, acontecerá o treinamentos da equipe no Anfiteatro do HMA. Neste encontro, a equipe também conhecerá a maternidade e as rotinas do hospital para acolhimento e atendimento às gestantes. O Projeto Vida faz parte das ações desenvolvidas pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) e atende atualmente cerca de 70 meninas entre 12 e 18 anos.
SMCS