Araucária

Protesto de motoristas e cobradores em Araucária deixa linhas de ônibus com 1 hora de atraso

IMG-20150324-WA0072
Foto: Divulgação Sindimoc

 

Os usuários do transporte coletivo de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), tiveram problemas no início da manhã desta terça-feira (24) com o atraso de uma hora na saída dos coletivos da garagem. O atraso foi um protesto dos trabalhadores da empresa Araucária Transporte Coletivo, que demitiu 16 funcionários, entre motoristas e cobradores, e não pagou as verbas rescisórias e nem o salário do mês destes trabalhadores. Os ônibus ficaram sem circularas das 4h30 até às 5h30. Depois, a situação foi normalizada.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc), Anderson Teixeira, a dona da empresa já informou o sindicato que não tem dinheiro para pagar as rescisões, o que é inadmissível. “A empresa mandou embora 16 trabalhadores e eles estão há 21 dias sem receber um centavo. Não foi paga a rescisão e nem o salário de nenhum deles. Todos estão numa situação desesperadora. Mandar embora é um direito da empresa, mas não pagar as verbas rescisórias é inadmissível”, afirmou Teixeira ao vivo hoje na Banda B. Desde o início do mês, a empresa já demitiu 44 funcionários.

Segundo Teixeira, o protesto que atrasou em hora a saída dos ônibus da empresa Araucária foi para esclarecer a situação dos demitidos para os outros trabalhadores, que estão preocupados. Agora, o Sindimoc deve entrar com uma ação na Justiça para exigir o pagamento da rescisão.

“Estamos entrando hoje com um pedido de bloqueio de bens da empresa até que o pagamento da rescisão seja feito. Demos um prazo de 72 horas para que a Araucária faça o pagamento antes de novos protestos. Já vimos de tudo por parte das empresas de ônibus, mas esta é a primeira vez que uma empresa manda embora e não paga rescisão. A dona da empresa já disse que não tem dinheiro e não vai pagar. Não podemos aceitar isso”, completou Teixeira.

Outro lado

A reportagem tentou contato com a empresa Araucária no início da manhã, mas o telefone informado no site oficial só dava ocupado. A empresa ainda não se manifestou sobre o atraso e o protesto dos trabalhadores.

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.