Araucária

Saiba quais são os atendimentos disponíveis na Secretaria de Trabalho e Emprego

A Secretaria de Trabalho e Emprego de Araucária (SMTE) possui uma parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e oferta vários atendimentos em sua sede. O cidadão pode participar dos processos de intermediação de mão de obra, agendamento e atendimento para seguro-desemprego, fazer emissão da carteira de trabalho e participar de cursos de qualificação e profissionalizantes. Vale lembrar que para obter qualquer atendimento é importante que o usuário apresente carteira de trabalho, RG e CPF.

Intermediação
A intermediação de mão de obra consiste na verificação de vagas de trabalho mediante cadastro no Sine. O atendimento para esse serviço acontece na SMTE das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. As vagas de emprego podem ser visualizadas também nos postos descentralizados do Sine: no CRAS do Costeira (de segunda a sexta das 7h30 às 16h30), no CRAS Industrial (quartas-feiras, das 8h às 16h30) e no CRAS Boqueirão (quintas-feiras, das 8h às 12h).

Agendamento do seguro-desemprego
Marcação de data e horário para requerimento do seguro-desemprego. Atendimento presencial (na Agência do Trabalhador) somente às quintas-feiras, a partir de 7h30, até acabar as senhas disponíveis. O agendamento pelo site poderá ser realizado nas sextas-feiras, a partir de 13h. Pela opção online você evita filas e ganha praticidade. Na parte superior direita da página www.trabalho.pr.gov.br você clica em Agendamento de Seguro-desemprego e em seguida poderá selecionar a Agência com disponibilidade de vagas para agendar o seguro-desemprego.

Atendimento do seguro-desemprego (após agendamento)
Requerimento do seguro ao trabalhador que fizer jus ao benefício e estiver com documentação correta. CLIQUE AQUI e confira a lista de documentos necessários para pedir o seguro-desemprego.

O atendimento para essa finalidade é realizado de segunda a quinta-feira, das 13h às 16h30, e na sexta-feira, das 8h às 16h30. A primeira via pode ser emitida para solicitantes que tenham no mínimo 14 anos de idade. CLIQUE AQUI e saiba quais são os documentos necessários para a emissão gratuita da Carteira de Trabalho.

Cursos
Diversos cursos de qualificação e profissionalizantes são proporcionados pela SMTE ao longo do ano. Atualmente estão em andamento as opções de matemática básica, informática, Técnico de Administração, Logística e Segurança do Trabalho (técnicos fornecidos em parceria com o IFPR).

CADASTRO
Para utilizar o serviço solicita-se o cadastro no Sine, que exige: carteira de trabalho, RG e CPF e comprovante de endereço. É recomendável que a atualização cadastral seja feita a cada três meses para gerar mais eficácia nos encaminhamentos.

ENDEREÇO E CONTATO
A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego fica localizada na Rodovia do Xisto, nº 5815, no Bairro Sabiá (perto da Churrascaria Cristal). A entrada para o Sine é realizada pela rua dos fundos, na Rua Álvaro Linhares Elke, 333. Os telefones do serviço são 3901-5173, 3643-4315 e 3642-1865.

Foto: Carlos Poly/SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.