Um dos grandes benefícios apontados por pais e responsáveis de alunos sobre o uso de uniforme escolar é a questão da segurança. Esta é uma opinião frequente durante os eventos de entrega dos kits de uniforme escolar adquiridos pela Prefeitura. É a primeira vez que o município de Araucária entrega uniforme aos seus 24 mil alunos.
“A Prefeitura se preocupar em comprar uniforme escolar para as crianças é o que podia fazer de melhor porque elas vão se sentir seguras”, avaliou a conselheira tutelar Margarete de Fátima Carlos. Acostumada a acompanhar situações em que as crianças precisam de proteção, Margarete explica que a questão da segurança ganha ângulos diferentes.
Segundo a conselheira tutelar, a primeira ‘segurança’ é a fácil identificação. “Por uma questão de segurança é muito melhor que estejam com uniformes. É possível identificar quem é ou não aluno aluno pela vestimenta. Isso é bem importante”, disse. Outra ‘segurança’ diz respeito à igualdade e a se sentir incluído em um grupo. “Vestindo os alunos de forma igual, isso traz mais conforto para a criança. Quando não há uniforme, há sempre aquelas que podem estar bem vestidas e aquelas que não têm o que vestir. Isso diz respeito ao bem estar, ao psicológico da criança”, lembrou Margarete.
Por fim, a conselheira destaca que a terceira ‘segurança’ é diretamente voltada aos pais: a segurança financeira. “Com a Prefeitura fornecendo uniforme, há tranquilidade dos pais porque, antes, muitos deles não tinham dinheiro para isso e viam-se obrigados a tirar de outros gastos da família para poder comprá-lo”.
Entregas
Desde a última semana, a Prefeitura de Araucária começou a entregar os uniformes escolares adquiridos para alunos da rede municipal. A primeira unidade de ensino a receber o kit foi a Escola Municipal Arnaldo Maia, com seus 189 alunos.
Na ocasião, o prefeito Olizandro Ferreira lembrou que esta conquista é uma reivindicação da comunidade há muitos anos. “Nós vivemos a crise mais perversa da história de Araucária. E, em uma época de crise, investir R$ 5 milhões é investir pesado. Há outras ações que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas nós preferimos priorizar as nossas 24 mil crianças. É um orgulho, como prefeito, poder fazer essa entrega. Vocês não conseguem medir a minha alegria”, disse Olizandro aos pais e alunos presentes na escola. A partir de agora, os alunos devem receber o kit todo ano no início das aulas.
No total, serão 24.105 kits com 08 peças: 01 jaqueta, 01 jaqueta com capuz, 02 camisetas de manga curta, 02 calças e 02 pares de meia. Cada kit tem custo de R$ 207,90 para a Prefeitura.
SMCS / Foto Carlos Poly