RMC

Canarinhos: Coral de crianças de Campo Largo se prepara para cantar em missa com o Papa

O Coral Canarinhos de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, vai participar da missa da paz, realizada pelo Papa Francisco, no dia 1.º de janeiro do ano que vem. A apresentação no Vaticano acontece junto com corais do mundo todo que estarão em Roma na data por conta do Congresso da Federação Internacional “Pueri Cantores”, que aconteceu do dia 28 de dezembro de 2023 a 1 de janeiro de 2024.

O maestro do coral metropolitano, Jaqueson Magrani, conversou com a Banda B e disse que será acompanhado por 18 crianças, entre elas dois dos seus filhos. Os recursos necessários para a viagem estão sendo arrecados pelos pais dos cantores mirins.

“Devido à qualidade do coral, os organizadores nos convidaram para este evento internacional. Os alunos estão ansiosos para viajar. Para alguns, será a primeira viagem de avião, estão ansisos para conhecer o papa, para aprender alguma coisa de italiano e para saber como estará o tempo, se vai nevar. Cada criança vai custar 10 mil reais e estamos levantando recursos através de rifas, venda de bolachas e de uma vaquinha online (clique aqui para acessar)”, revelou o maestro.

É a primeira vez que o coral é convidado para participar deste evento.

Histórico

No ano de 1989, o Maestro Teodolino José de Souza (Théo de Petrus), apresenta ao Professor
Antônio E. de Oliveira, então diretor da Escola Juventude de Campo Largo, a proposta de criação de um coro de Meninos.

Sendo o Maestro natural de Petrópolis – RJ, e tendo uma formação Franciscana, trazia consigo a imagem dos Canarinhos de Petrópolis, Coro criado e mantido pelos Frades Franciscanos. Neste ano (1989) a antiga ideia começa a se concretizar.

Numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Largo e a Escola Juventude de Campo
Largo, deu-se início às atividades dos Meninos Cantores de Campo Largo.

Após quatro anos de funcionamento, levando o nome de Campo Largo além de suas fronteiras,
traz o Maestro a proposta de criação de uma Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Campo Largo. Pais e amigos dos meninos aderiram à ideia e aos quinze dias do mês de março de 1994, o Coro desliga-se da Prefeitura e da Escola Juventude de Campo Largo e a Associação torna-se realidade, sendo reconhecida de utilidade pública no ano de 1997.

A partir da criação da Associação, hoje Instituto de Canto e Música São Domingos Sávio, o
trabalho se expandiu. Em 1994 o Coro, pela qualidade do desenvolvimento de suas atividades, foi agregado à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.

Desde sua criação o Coro mantém atividades ininterruptas como: formaturas, casamentos, eventos cívicos, sociais, culturais, natalinos e religiosos, encontros corais e participando dos congressos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil e outros em Campo Largo e região Metropolitana, além de outros Estados.

No ano de 1999, ao completar 10 anos de atividades, o coral sediou o V Congresso Regional Sul de Meninos Cantores em Campo Largo, acolhendo cerca de 400 jovens cantores.

Em dezembro de 2000, com o apoio do então Prefeito Municipal Sr. Newton Puppi (Doação do
terreno) e do então Deputado Federal Sr. Flávio Arns, (Repasse de verbas do Gov. Federal), o coro
inaugurou sua sede própria.

Em 2006, o coral sediou o X Congresso Regional Sul, e acolheu na cidade de Campo Largo cerca
de 500 jovens cantores.

Em 2009, por ocasião dos seus 20 anos de atividades, sediou o XI Congresso Regional Sul de Meninos Cantores. No ano de 2014 o Coro completou 25 anos de Boa Música. Sediou o XIII Congresso regional Sul de Meninos Cantores do Brasil e com os coros da Federação e convidados celebrou seu Jubileu, marco cultural para a cidade de Campo Largo.

No ano de 2017, fez presença no XLI Congresso Internacional dos Pueri Cantores, sediado no Rio
de Janeiro juntamente com os coros brasileiros e de outras nacionalidades.

Em 2018, fez uma participação especial no Grande Concerto de Natal de Curitiba, realizado no Teatro Positivo, e também do musical Alice e o Natal das Maravilhas, realizado na Ópera de Arame. Em 2019, o Coro completou 30 anos de atividade, sediando em Campo Largo o XVI Congresso
Nacional da Federação dos Meninos Cantores do Brasil.

No ano de 2020, infelizmente o fundador, Maestro Théo, morreu vítima de COVID-19.
Deste momento em diante foi necessário reorganizar a instituição visando a continuidade do trabalho do antigo maestro, além de expandir algumas atividades com finalidade de abranger e impactar mais cidadãos. Dentre as novas atividades estão: Capoeira, ballet, instrumentos de metais, cordas, fanfarra,

Por fim, em 2022, houve a participação no XVII Congresso Nacional de Pueri Cantores Brasil, realizado nas cidades de Passos e Cássia-MG e neste evento veio o convite a participar de um congresso em Roma – Itália.

A Instituição se mantém com doação de voluntários, com cachês de apresentações e com
esporádicas subvenções municipais e um dos objetivos da instituição está a criação de uma Orquestra de Cordas bem como uma Banda Marcial.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.