![](/wp-content/uploads/2019/06/autuação.jpg)
Uma cobradora de ônibus foi multada em Curitiba pelo uso de um gorro vermelho durante o horário de serviço. De acordo com informações confirmadas pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sindimoc) nesta quinta-feira (27), a autuação foi feita no último dia 12 de junho.
Na autuação, a Urbanização de Curitiba (Urbs) justifica o uso do gorro vermelho na linha Interbairros III como motivo. A ocorrência foi registrada às 7h35, no Terminal Santa Cândida. Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, a temperatura pela manhã naquele dia era de aproximadamente 10°C. Para Ricardo Salles, que é diretor do Sindimoc, faltou bom senso no momento da autuação. “Nenhum operador do transporte coletivo sai de casa pretendendo errar, simplesmente está ali para trabalhar e ganhar o seu pão de cada dia. A Urbs tem como prática exigir preto ou azul para ser usado nos ônibus, mas o cobrador muitas vezes não tem um dessa cor e está frio. Ele vai ficar desprotegido só por não ter um vestuário daquela cor”, questionou. Em nota, a Prefeitura de Curitiba disse estar previsto em regulamento a possibilidade de os motoristas e cobradores usarem boné, boina ou touca desde que o acessório não contenha inscrições de qualquer natureza e seja de cor discreta, como preto, cinza ou azul escuro. Para Salles, porém, a exigência então deveria obrigar que os gorros de cor padrão também fizessem parte do uniforme. “Se a Urbs e a empresa exigem essa coloração, que seja entregue no uniforme, já que hoje isso não é dado”, concluiu.
Sobre a autuação, a Prefeitura diz que não se trata necessariamente de uma multa com valor pecuniário. “A empresa de ônibus pode aplicar ao colaborador uma medida saneadora (curso, treinamento, palestra) e encaminhar para a URBS em substituição ao pagamento da multa”, diz a nota.
O Sindimoc diz que vai auxiliar a cobradora no recurso junto à Urbs.
Banda B