Brasil

Com sistema sobrecarregado, agendamento para tirar RG leva dias

Agendar a emissão de carteira de identidade em Curitiba tem sido um transtorno para quem busca o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) nesta época do ano. Leva-se dias para agendar horário na internet ou pelo telefone. O motivo é a alta demanda de solicitações e a falta de orientação dos servidores. Normalmente no começo do ano muitos pais solicitam o Registro Geral (RG) para a matrícula de filhos na escola e viagens.

É o caso do analista de sistema Christian Piske, 42 anos, que pretende viajar com dois filhos pequenos para a Argentina. “Fiquei quatro dias tentando agendar pelo site do instituto. Não dava. Fui à sede do Centro e não me informaram como eu deveria proceder”, critica Piske, que abriu um protocolo de reclamação na Ouvidoria do Paraná.

A orientação correta Piske só teve quando procurou a unidade do IIPR no bairro Portão. Lá, um atendente o orientou a buscar o serviço na internet antes das 9h, horário em que o serviço de agendamento começa. “Se demorasse mais um minuto não conseguiria agendar porque é muita gente tentando. O problema era a falta de informação”, conta.

Na página do Facebook do Instituto de Identificação há diversas reclamações. A Polícia Civil, que responde pelo órgão, reconhece o transtorno e informa que faz agendamento para 800 atendimentos por dia em Curitiba.

Se não for, desmarque

Outro problema constatado é que 30% das pessoas que agendam a emissão do RG não comparecem. Por isso, a instituição orienta a população a desmarcar o horário no próprio site do Instituto de Identificação quando não puder comparecer. Assim, outro cidadão poderá ter acesso ao serviço.

Para tentar aumentar a capacidade de atendimento nesta época, o IIPR abre todas as quartas-feiras de manhã agendamento pelo site para os sábados seguintes. Nos sábados, são abertos sempre 92 horários em Curitiba. O IIPR informa que não adianta o cidadão comparecer a uma sede da instituição para realizar o agendamento. Ele é feito apenas pelo site.

 

Gazeta do Povo

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.