Brasil

DER apresenta proposta para nova norma de limpador de para-brisas

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) apresentou uma proposta ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para regulamentar o uso dos dois limpadores de para-brisas em ônibus. A medida foi levada à Câmara Temática de Assuntos Veiculares (CTAV), como forma de aumentar a segurança de ônibus, em especial aqueles que fazem o transporte de passageiros e veículos fretados.

A intenção do DER é alterar uma das normas da Resolução 224 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Atualmente somente o limpador de para-brisa do motorista precisa ser ligado durante a viagem. Para o DER, o ideal é uso dos dois para-brisas como forma de melhorar a visibilidade do condutor. “Estamos sempre buscando medidas que possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas. A intenção desta proposta é melhorar as condições de visibilidade dos motoristas e diminuir os riscos de acidentes em condições de chuva”, explica a gerente de fiscalização do DER, Maria Elizabete das Neves Bozza.

PESQUISA – A proposta foi elaborada após o DER fazer uma pesquisa sobre o tema com cerca de 400 motoristas de empresas de ônibus. O levantamento mostrou que os entrevistados não acionam o segundo limpador. Para justificar o não acionamento do segundo para-brisa, os condutores alegaram que o botão do para-brisa do motorista fica distante do botão de acionamento do segundo para-brisa. Também houve queixas da falta de sincronia dos equipamentos quando acionados em separados. Mas a principal justificativa é que o acionamento do segundo para-brisa não é obrigatório. O CTAV está analisando os argumentos da solicitação e não definiu um prazo para dar continuidade ao projeto. Caso aprovada, a medida atingiria os ônibus de todo território nacional.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.