
Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou um evento de conscientização sobre a Síndrome de Down. A grande maioria do público foi formado por professores, pedagogos e educadores infantis. O evento, que teve por objetivo multiplicar informações, contou com palestras de profissionais ligados à Associação Reviver Down, de Curitiba. Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Os assuntos abordados no evento foram: “Atendimento Clínico na Síndrome de Down” (com a pediatra Beatriz Bagatin Bermudez), “experiências, objetivos, benefícios na Síndrome de Down” (com o psicólogo José Luiz Nauiack) e “Atendimento Odontológico na Síndrome de Down” (com a dentista odontopediatra Andrea Petermann Chatagnier Sperandio). A abertura do evento contou com apresentação de dança com alunos do CMAEE-AI Padre José Anuz.
Números da Secretaria de Educação (SMED) mostram que, hoje, há 46 alunos com Down matriculados na rede municipal de ensino: 18 no ensino fundamental, 15 no CMAEE Padre José Anuz, 08 na educação infantil e 05 no CMAEE-AI Joelma do Rócio Túlio. Dessa forma, proporcionar mais informações aos profissionais faz com que toda a estrutura da rede esteja melhor preparada para prestar melhor atendimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma alteração cromossômica (cro-mossomopatia) mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. “Sabe-se que as pessoas com SD quando atendidas e estimuladas adequadamente, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social. No Brasil nasce uma criança com SD a cada 600 e 800 nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social”, considera o Ministério.
Prefeitura de Araucária