
Nesta semana houve a abertura de envelopes para habilitação das empresas que concorrerão no processo licitatório para a construção de nova Casa de Acolhimento em Araucária. Hoje o município conta com duas casas, sendo uma para meninos e outra para meninas, porém uma delas é alugada. Com a nova sede, Araucária terá mais um imóvel próprio e mais adequado para atender as crianças.
O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), a qual explicou que a casa terá dois pavimentos. “A área construída será de aproximadamente 500m², considerando que o equipamento foi projetado para atender até 20 crianças acolhidas. O edifício conta com a área administrativa, na parte da frente, com recepção e salas para atendimento individualizado. Esta parte, no entanto, é isolada daquela onde os acolhidos ficarão, ou seja, as crianças não ficam vulneráveis”, explicou o superintendente de pesquisa e planejamento urbano, Lauri Lenz.
Ainda, de acordo com ele, a estrutura conta com ampla área de convivência, integrada com uma área para atividades externas e playground. O refeitório, cozinha, lavanderia e espaço para serviços fica aos fundos. “No pavimento superior foram projetados os quartos com banheiros para os acolhidos. O quarto do funcionário que pernoitará no local fica próximo à escada, de modo que tenha maior controle sobre quem sobe para os quartos. Também no piso superior há sala de estudos com computadores para os acolhidos”, mencionou Lauri. O superintendente também comentou que todo o projeto foi desenvolvido pensando na ideia de casa e espaço acolhedor, por este motivo possui o tipo específico de estrutura frontal (veja nas fotos) e os quartos contarão com piso vinílico que imita madeira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a verba para a construção da nova estrutura foi encaminhada pela Vara Criminal de Araucária em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, a partir da juíza Débora Cassiano Redmond e do promotor David Kerber de Aguiar, respectivamente. “Juntos, realizaram o encaminhamento de R$ 4,5 milhões para a construção da nova sede do CRAM, CRAS Industrial e Casa de Acolhimento I”, concluiu Cristiane Furquim, da coordenação da Gestão do Trabalho da SMAS.
SCMS Araucária