Araucária

Licitação para nova Casa de Acolhimento em Araucária está em andamento

Nesta semana houve a abertura de envelopes para habilitação das empresas que concorrerão no processo licitatório para a construção de nova Casa de Acolhimento em Araucária. Hoje o município conta com duas casas, sendo uma para meninos e outra para meninas, porém uma delas é alugada. Com a nova sede, Araucária terá mais um imóvel próprio e mais adequado para atender as crianças.

O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), a qual explicou que a casa terá dois pavimentos. “A área construída será de aproximadamente 500m², considerando que o equipamento foi projetado para atender até 20 crianças acolhidas. O edifício conta com a área administrativa, na parte da frente, com recepção e salas para atendimento individualizado. Esta parte, no entanto, é isolada daquela onde os acolhidos ficarão, ou seja, as crianças não ficam vulneráveis”, explicou o superintendente de pesquisa e planejamento urbano, Lauri Lenz.

Ainda, de acordo com ele, a estrutura conta com ampla área de convivência, integrada com uma área para atividades externas e playground. O refeitório, cozinha, lavanderia e espaço para serviços fica aos fundos. “No pavimento superior foram projetados os quartos com banheiros para os acolhidos. O quarto do funcionário que pernoitará no local fica próximo à escada, de modo que tenha maior controle sobre quem sobe para os quartos. Também no piso superior há sala de estudos com computadores para os acolhidos”, mencionou Lauri. O superintendente também comentou que todo o projeto foi desenvolvido pensando na ideia de casa e espaço acolhedor, por este motivo possui o tipo específico de estrutura frontal (veja nas fotos) e os quartos contarão com piso vinílico que imita madeira. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a verba para a construção da nova estrutura foi encaminhada pela Vara Criminal de Araucária em parceria com a Vara da Infância e da Juventude, a partir da juíza Débora Cassiano Redmond e do promotor David Kerber de Aguiar, respectivamente. “Juntos, realizaram o encaminhamento de R$ 4,5 milhões para a construção da nova sede do CRAM, CRAS Industrial e Casa de Acolhimento I”, concluiu Cristiane Furquim, da coordenação da Gestão do Trabalho da SMAS.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.