
Por Andressa Kasecker – Psicologa Clinica
Você já se perguntou se a hipnose realmente funciona? A hipnose tem como finalidade propriamente dita a terapia, mas além do uso terapêutico, a encontramos em shows de hipnose, onde são efetuadas diversas brincadeiras, para anestesias, e em alguns países a hipnologia é utilizada em processos forenses (criminais), com a finalidade de buscar mais informações na memória de vítimas ou testemunhas.
O termo hipnose ,vem do grego “Hipnos”, Deus do sono. Quando batizada por James Braid, acreditava-se que a hipnose era uma espécie de sono induzido. Nos dias de hoje, no entanto, já se sabe que não se trata de um sono induzido, mas sim de um estado alterado de consciência. Para a psicologia nomes importante aparecem como precursores da hipnologia clínica, tais como Sigmund Freud e Milton Erickson.
Segundo o Dr. Sidney James Van Pelt, “Hipnose é uma super concentração da mente. Normalmente a mente se ocupa de vários estímulos ao mesmo tempo; no estado de hipnose, a concentração se dá apenas em uma única coisa, mas em um grau mais elevado que o comum”.
O estado alterado de consciência, gerado pela hipnose é chamado de transe. Tal estado, pode acontecer em diversas situações do nosso dia a dia, por exemplo quando você esta tão focado em uma tarefa, que não consegue notar, ouvir ou perceber outras coisas. Bons contadores de história são bons hipnotizadores, muitas vezes ao ouvirmos histórias, nos vemos imaginando o personagem, as cenas, ficamos apreensivos e felizes com o decorrer da história, ou seja, estamos em transe.
Tal estado de transe, durante a hipnoterapia é mantido por mais tempo, podendo ser utilizado para mudanças positivas, regressão a situação antigas. Com ferramenta, a hipnose tem tido grande sucesso, em casos de fobias, traumas, abandono de vícios, motivação, insônia, entre outras.
O profissional que irá realizar a sessão deve ser treinado e utilizar métodos certificados, pois a hipnose pode ser perigosa se má administrada.
Atualmente o conselho federal de psicologia reconhece os benefícios da hipnose e a considera um recurso auxiliar ao tratamento psicológico. Portanto a hipnose não é uma fraude, ela consegue alcançar as estruturas mais profundas da mente humana.