Eleições

Você sabia que os votos em branco não vão para o candidato que está ganhando? Entenda

Folhapress

O eleitor que não tem preferência por nenhum dos candidatos tem a opção de votar em branco, clicando nessa tecla presente na urna, ou pode anular o voto ao digitar um número que não corresponda a nenhum postulante.

Tanto o voto em branco quanto o nulo não interferem no resultado das eleições, não são computados para quem está ganhando nem podem cancelar o pleito. Servem apenas para registrar a insatisfação do eleitorado.

Para decidir quem ganha, a Justiça Eleitoral leva em consideração somente os votos válidos, que são aqueles dados efetivamente aos candidatos.

Outra opção disponível é o voto de legenda, dado ao partido, mas sem especificar um candidato. Para isso, é necessário digitar os dois números do partido e apertar a tecla confirma, sem inserir o restante dos dígitos.

Esse voto é possível nas eleições proporcionais, valendo para os cargos de vereador, pleiteado nessas eleições municipais, deputado federal, estadual ou distrital, em disputa nas eleições de 2026.

A eleição 2024 está marcada para o primeiro domingo de outubro, dia 6. A votação começa às 8h e vai até as 17h no horário de Brasília.

O segundo turno acontece, nas cidades em que houver, no dia 27 do mesmo mês.

O pleito definirá prefeitos e vereadores por todo o país. A votação ocorrerá em mais de 5.500 cidades e vai mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.