Educação

Alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Araucária terão material pedagógico escrito por professores da rede

Os alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais de Araucária receberão, no próximo ano, material estruturado impresso escrito pelos próprios professores da rede do município. Neste ano, porém, os estudantes têm acesso ao material na versão digital e os professores podem imprimir nas escolas parte do caderno ou atividades específicas para a utilização em sala de aula.

O projeto chama-se “EstudAr” e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED). Serão dois cadernos por trimestre, sendo as versões para o professor e as para o aluno. “A organização do material é feita em dois volumes, até porque na do estudante é suprimida toda a parte destinada ao professor. Trata-se de um material organizado de forma a ser prontamente consumível pelos estudantes. Até mesmo a diagramação foi pensada para as respostas sejam feitas no próprio material”, explicou Elisa Daniele de Andrade, da SMED.

De acordo com ela, o EstudAr é um material pedagógico referente aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Nos próximos anos, o objetivo é disponibilizar o material para os demais anos escolares e também ampliar para os demais componentes curriculares (História, Geografia, Ciências e Língua Inglesa). “A intenção é subsidiar a prática docente, atender a Organização Curricular de Araucária, contemplando objetos do conhecimento próprios da rede municipal de educação e valorizando a identidade e as especificidades do contexto histórico, social e cultural da nossa cidade”, comentou.

Inclusive, sobre as particularidades de Araucária, foram criados personagens exclusivos para ilustrar a capa e todo o conteúdo. Os mascotes receberam carinhosamente os nomes de “Augusto Folha” e “Andrea Albus”, em referência ao pinheiro Araucária e ao Ipê Amarelo, já que os nomes científicos dessas espécies são Araucaria angustifólia e Handroanthus albus. Os cadernos contam também com os Pinolis, uma família de pinhões, tendo em que vista que o pinhão é a semente da árvore Araucária.

A elaboração do EstudAr é realizada por uma equipe de professoras da rede municipal, tendo ainda contribuições das equipes de ensino que atuam na secretaria. Os envolvidos na criação deste material o desenvolveram de forma que o professor possa utilizá-lo total ou parcialmente, de acordo com a realidade da sua turma.

Atualmente, os profissionais das escolas acessam o material de forma online e imprimem a atividade que desejam trabalhar em aula. “A elaboração do EstudAr é recente, então neste ano a impressão ainda não foi feita considerando ajustes necessários que possam ser feitos após a utilização. Mas, para o ano letivo de 2023, a intenção é que os estudantes e professores tenham os cadernos em mãos”, concluiu Elisa.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.