A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) iniciou o ano de 2025 com mudanças em sua composição. No dia 1º de janeiro, Wilmar Reichembach (PSD), Jairo Tamura (PL) e Dr. Leônidas (CDN) foram empossados como novos deputados estaduais. Os atos de posse foram registrados no Diário Oficial da Casa nº 3.074, publicado em 3 de janeiro de 2025.
Os novos parlamentares ocupam as vagas deixadas por Tiago Amaral (PSD), Marcel Micheletto (PL) e Douglas Fabrício (CDN), que renunciaram aos seus mandatos na Alep após serem eleitos prefeitos de Londrina, Assis Chateaubriand e Campo Mourão, respectivamente, nas eleições municipais de 2024.
Com a saída de Tiago Amaral para a Prefeitura de Londrina, a cadeira foi assumida por Wilmar Reichembach, segundo suplente da coligação, já que o primeiro suplente, Pedro Paulo Bazana (PSD), ocupava vaga no parlamento desde que Márcio Nunes (PSD) assumiu o cargo de secretário de Estado do Turismo. Já as vagas abertas com a eleição de Marcel Micheletto e Douglas Fabrício foram preenchidas pelos primeiros suplentes, Jairo Tamura e Dr. Leônidas, respectivamente.
Conheça os novos deputados
- Wilmar Reichembach (PSD)
Natural de Francisco Beltrão, é formado em Economia Doméstica e Ciências Econômicas. Foi vereador, vice-prefeito e prefeito de sua cidade natal antes de assumir, em 2015, o primeiro mandato como deputado estadual. - Jairo Tamura (PL)
Ex-vereador de Londrina, é formado em Agronomia e Direito. Foi presidente da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel) e exerceu mandatos na Câmara Municipal de Londrina entre 2008 e 2020. - Dr. Leônidas (CDN)
Médico formado pela PUC-PR, foi vereador em Paranavaí, onde marcou sua trajetória política. Foi presidente da Sociedade Médica de Paranavaí e vice-presidente da Associação Médica do Paraná.
A nova composição da Alep reflete os resultados das eleições de 2022 e reforça o papel das suplências no sistema eleitoral.