Eleições

Candidatos à Presidência dão largada oficial às campanhas em redutos eleitorais

Os candidatos à Presidência da República deram início oficial às suas campanhas nas ruas de todo o país, marcando o começo do período eleitoral autorizado pelo calendário da Justiça Eleitoral e pelas normativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a legislação vigente, os atos de rua e a propaganda política seguem permitidos até os antecedentes do primeiro turno, enquanto os comícios tradicionais contam com horários regulamentados.

Com estratégias focadas em seus principais redutos políticos e bases de apoio, os concorrentes ao Palácio do Planalto utilizaram o primeiro dia de atividades para apresentar propostas centrais nas áreas de economia, segurança pública e políticas sociais, mobilizando militantes e eleitores em diferentes regiões do Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou a busca por um novo mandato com um comício realizado no Estádio da Vila Euclides, localizado em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. O município foi escolhido por carregar forte simbolismo histórico na trajetória política do atual mandatário, sendo o palco tradicional das assembleias sindicais do ABC paulista no final da década de 1970.

Durante o evento, Lula discursou para um público expressivo de apoiadores e destacou a importância da mobilização da militância ao longo do período eleitoral. O chefe do Executivo enfatizou a necessidade de contrapor realizações de sua gestão com administrações passadas e abordou temas como soberania nacional, programas sociais e diretrizes para o combate à criminalidade, reforçando propostas voltadas para o fortalecimento das instituições e a segurança pública.

Primeiro ato de campanha do presidente Lula, no estado de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Flávio Bolsonaro (PL)

O senador Flávio Bolsonaro escolheu a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para dar o pontapé inicial em sua candidatura à Presidência pela legenda liberal. O local já havia sido cenário de diversas manifestações políticas nos últimos anos. O candidato chegou ao palanque móvel acompanhado de aliados, familiares e de seu candidato a vice-presidente, Alfredo Gaspar.

Em seu discurso, Flávio prestou homenagem ao legado de sua família na política nacional e apresentou promessas voltadas ao setor econômico e à segurança pública. Entre as propostas destacadas estiveram o endurecimento de leis contra organizações criminosas e o foco na redução de índices de criminalidade e violência urbana, além de críticas à política de juros vigentes no país.

Lançamento da campanha do senador Flávio Bolsonaro na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Ronaldo Caiado (PSD)

O candidato Ronaldo Caiado deu início às suas atividades de campanha em Goiás, estado que governou recentemente e onde mantém forte base de apoio político. A agenda inicial contemplou uma série de visitas a municípios goianos situados no entorno do Distrito Federal, como Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Luziânia.

Durante os encontros com eleitores e jornalistas, Caiado enfatizou os resultados obtidos em sua gestão estadual, especialmente nos setores de segurança pública, educação e saúde. O postulante também abordou o cenário político nacional, defendendo a necessidade de equilíbrio fiscal e responsabilidade orçamentária na administração federal.

Candidato a presidente da República Ronaldo Caiado. Foto: PSD

Romeu Zema (Novo)

O representante do Partido Novo, Romeu Zema, elegeu a cidade de Montes Claros, na região norte de Minas Gerais, para iniciar sua caminhada rumo ao Executivo federal. A programação do primeiro dia incluiu a participação em celebração religiosa em uma paróquia local, seguida por reuniões e almoço com candidatos a cargos legislativos da legenda.

Em pronunciamentos públicos, o ex-governador mineiro destacou pautas voltadas à eficiência na gestão pública, desburocratização e combate à corrupção, projetando suas realizações administrativas no âmbito estadual como modelo para uma eventual gestão em âmbito nacional.

Romeu Zema durante entrevista coletiva em agenda oficial. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Renan Santos (Missão)

A largada da campanha de Renan Santos ocorreu no tradicional Largo São Francisco, situado na região central da cidade de São Paulo. O evento de lançamento contou com a presença de parlamentares e figuras políticas apoiadoras da chapa.

Em sua fala aos presentes, o candidato abordou temas ligados ao empreendedorismo, à liberdade econômica e à reformulação de políticas assistenciais, defendendo renovação na condução dos rumos econômicos e institucionais do país.

Renan Santos em ato de oficialização de candidatura presidencial. Foto: Bartholomeu Ferreira da Cruz/CNM

Augusto Cury (Avante)

O candidato Augusto Cury escolheu o município de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para iniciar oficialmente sua agenda de campanha eleitoral neste domingo.

Durante interações com moradores e profissionais da imprensa local, Cury enfatizou propostas voltadas para a melhoria do sistema público de saúde e para a valorização do bem-estar social, ressaltando a importância de uma abordagem integradora na política nacional.

O presidenciável Augusto Cury. Foto: Divulgação/Avante

Hertz Dias (PSTU)

O candidato do PSTU, Hertz Dias, realizou caminhadas acompanhado por militantes e apoiadores em pontos de grande circulação, como a Avenida Paulista, na capital paulista, e em ruas do município de São José dos Campos, no interior do estado.

O programa apresentado aos eleitores durante os atos públicos prioriza pautas voltadas à classe trabalhadora, com destaque para propostas de reestatização de empresas estratégicas e medidas voltadas à redistribuição de renda e combate às desigualdades sociais.

Candidato Hertz Dias durante ato de campanha. Foto: Matheus Soares/PSTU

Demais candidatos

Outros postulantes ao cargo máximo do Executivo federal também movimentaram o primeiro dia do período eleitoral com atos específicos em diferentes capitais. Samara Martins, representando a Unidade Popular (UP), realizou encontros com militantes em São Paulo, enquanto Edmilson Costa, do PCB, programou interações virtuais com eleitores através de transmissões ao vivo pela internet.

Até o fechamento desta reportagem, os candidatos Clariana Barão (DC), Rui Costa Pimenta (PCO), Wilson Grassi (Democrata) e Pablo Marçal (PRTB) não haviam divulgado agendas públicas oficiais para o primeiro dia de campanha nas ruas.

Fonte:: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.