RMC

Chuva, rodízio e economia preservam nível dos reservatórios da RMC em maio

As chuvas de maio, um pouco acima da média, foram suficientes para a manutenção dos níveis dos reservatórios durante o mês. Nesta segunda-feira (31), o nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) está em 53,11%, quase o mesmo do primeiro dia do mês, quando era de 54,6%. Desempenho bem melhor do que em abril, que teve redução de 5,64 pontos percentuais durante todo o mês.

A expectativa para junho é que as chuvas sejam próximas ou apenas um pouco abaixo da média, que é de 106,5 milímetros, levando-se em conta que o período de outono/inverno é mais seco. Se essa expectativa se concretizar fica afastada a possibilidade de alteração do rodízio para um modelo mais severo.

Na semana passada, o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico recomendou à Agência Nacional da Água (ANA) que seja reconhecida a situação de escassez hídrica na Bacia do Rio Paraná. Em nota, o Conselho informa que é crítica a situação hidrológica da Bacia do Rio Paraná com estiagem prevista para os próximos meses.

No setor de abastecimento público, essa previsão afeta a região Sudoeste do Estado. Atualmente, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste estão com rodízio no sistema de abastecimento de água.

USO RACIONAL –A Sanepar mantém o alerta de economia de água pela população, orientando o uso prioritário para alimentação e higiene pessoal. As dicas são para reduzir o tempo de banho, manter a torneira fechada enquanto se escova os dentes e se faz a barba. Deve-se acumular roupa e louça para lavar de uma só vez. A lavagem da calçada, quintal, carro e rega de jardim devem ser feitas com água reaproveitável e não potável.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.