Araucária

Procon Araucária completa 1 mês com mais de 300 atendimentos

Em funcionamento desde o dia 23 de maio de 2017, o Procon Araucária completa um mês de atividade nesta sexta-feira (23). Neste período, o Procon Araucária realizou 319 atendimentos pessoais, entre reclamações e orientações para consumidores do município. Sob gestão da Prefeitura, o Procon Municipal visa uma aproximação maior dos consumidores e fornecedores da cidade, para uma melhor solução de impasses, sempre priorizando a conciliação entre as partes.

Dos 319 atendimentos, foram formalizadas 263 reclamações, sendo que 257 delas foram resolvidas e apenas 6 ainda se encontram pendentes de realização de audiência. O Procon também realizou 287 orientações via e-mail ou telefone durante o período.

O atendimento até o momento é considerado satisfatório pelo próprio Procon, com um índice muito elevado de reclamações solucionadas, com aproximadamente 98% de êxito na mediação e conciliação entre o consumidor e o fornecedor. Boa parte das reclamações feitas são relacionadas a prestação de serviço, com as companhias telefônicas sendo o maior alvo das reclamações, seguida dos serviços bancários.

Além do atendimento pessoal, o Procon Araucária também dispõe de uma ferramenta online para o registro de reclamação, diretamente no site www.consumidor.gov.br, que é administrado pelo Governo Federal.

O Procon Araucária já estava previsto em 2005 (lei nº 1.610/2005), mas só em maio de 2017 saiu do papel graças a uma ação em conjunto da Prefeitura com o Ministério Público. O atendimento acontece das 8h às 14 horas no prédio onde funcionava a Codar (Rodovia do Xisto nº 5815, Sabiá); junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE). Para formalizar uma reclamação são necessários os seguintes documentos: Identidade; CPF; Comprovante de Residência; Comprovantes de Relação de Consumo (Ex: Nota fiscal, Contrato, Cupom Fiscal, Boleto Bancário, etc.); Procuração (quando o consumidor se fizer representar por terceiros); Endereço completo do fornecedor.

Para qualquer dúvida ou orientações, o contato deve ser feito por meio do 0800-643-2834, pelo e-mail:procon@araucaria.pr.gov.br ou pelo site: www.araucaria.pr.gov.br/procon.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.