Saúde

Projeto de Educação no Trânsito busca reduzir acidentes e aliviar custos ao SUS

Iniciativa com foco em empresas e setor privado pretende prevenir acidentes, economizando em internações e reabilitações

Na manhã desta quinta-feira (14), foi dado o pontapé inicial ao projeto “Política de Vida no Trânsito”, promovido pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e a Secretaria de Segurança Pública (SMSP) . O evento aconteceu na sede do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e marcou o início de uma estratégia focada em promover a educação e conscientização no trânsito para o setor público e privado.

O objetivo central do projeto é reduzir o número de acidentes de trânsito, o que pode gerar uma economia significativa para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com menos acidentes, há uma diminuição dos gastos em internações prolongadas e tratamentos complexos, como reabilitações e adequadas de próteses. Além disso, o impacto econômico é aliviado para o INSS, que envolve afastamentos de trabalhadores afetados por acidentes e suas consequências.

“É nosso dever, enquanto vigiado, realizar esse tipo de trabalho preventivo”, destacou Alex Radin, diretor da Vigilância em Saúde. A capacitação, que será expandida com novas edições, tem como objetivo conscientizar a população e promover boas práticas no trânsito, estabelecendo uma cultura de respeito e segurança que beneficiará toda a comunidade.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.