Cultura

Rádio Nacional comemora 90 anos com lançamento de videoclipe especial

Para celebrar nove décadas de história, a Rádio Nacional preparou uma surpresa especial para o seu público. A emissora pública lança o videoclipe inédito de uma nova versão de seu samba-enredo histórico, criado em parceria com a tradicional escola de samba Estácio de Sá, famosa por sua forte ligação com a cultura popular brasileira.

A obra original, intitulada “Alô! Alô! Brasil!”, foi gravada inicialmente em 1977 para marcar os 40 anos da rádio. Agora, a letra passou por uma atualização cuidadosa para incorporar os nomes dos profissionais que compõem a equipe atual da emissora e, claro, celebrar o marco expressivo de 90 anos de radiodifusão no país.

A colaboração entre o veículo de comunicação e a agremiação carioca ganha novo fôlego com este projeto audiovisual. O processo de regravação ocorreu tanto nos estúdios da própria rádio quanto na quadra da escola, reunindo locutores, produtores, técnicos e diversos outros trabalhadores que fazem parte do cotidiano da emissora. O projeto também contou com a participação de figuras ilustres, como o veterano radialista Rubem Confete.

A produção visual é enriquecida pela presença de membros tradicionais da Estácio de Sá, incluindo integrantes da velha guarda, as baianas, os ritmistas da bateria, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, além da diretoria da escola e do intérprete oficial Merica, responsável pelo comando do carro de som.

A letra do clássico samba-enredo relembra os momentos mais marcantes da trajetória da emissora, prestando homenagem aos lendários programas de auditório que lotavam as plateias no passado, às memoráveis transmissões esportivas, às inesquecíveis radionovelas e aos programas de humor que ajudaram a moldar o entretenimento nacional.

Entre os versos que dão o tom da celebração, destacam-se passagens como: “A Rádio Nacional está presente neste carnaval // E vem contar a sua história // Nove décadas de glória // Descritas de maneira genial”.

O lançamento oficial do videoclipe acontece na semana em que a emissora comemora oficialmente seu aniversário, completando 90 anos no dia 12 de setembro. A exibição de estreia ocorre na televisão durante a exibição do programa Sem Censura, comandado por Cissa Guimarães na grade da TV Brasil. Simultaneamente, o material fica disponível na plataforma do YouTube da Rádio Nacional para acesso do público. A direção do clipe ficou sob a responsabilidade de Ricardo Alexandria, diretor de fotografia do canal.

Como parte da programação comemorativa, a emissora também levou ao ar uma entrevista com Edvaldo Fonseca, diretor de Carnaval da Estácio de Sá. Na conversa, o convidado detalhou os laços históricos entre a escola e a emissora, além de antecipar projetos conjuntos que celebram não apenas os 90 anos da rádio, mas também os preparativos para o centenário da agremiação carioca, conhecido historicamente como o berço do samba.

A parceria interinstitucional com a EBC continuará nos próximos meses. Em 2027, quando a Estácio de Sá completará cem anos de fundação, a escola levará para a Avenida um desfile temático que prestará tributo à trajetória da Rádio Nacional, contando com uma ala exclusiva dedicada à emissora. Como desdobramento dessa parceria cultural, a TV Brasil já planeja a produção de um documentário original focado no centenário da escola de samba, com lançamento agendado para o período do carnaval de 2027.

Fonte:: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.