Mundo

Hoje é dia 29 de fevereiro. Veja curiosidades do ano bissexto

A cada quatro anos vivenciamos o dia 29 de fevereiro e a explicação para a existência deste dia extra no calendário é mais simples do que parece.  Trata-se do ano bissexto, criado pelos romanos na época do imperador Júlio César.

Se não fosse acrescentado o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos, as estações ficariam descompassadas, pois a volta da terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Com isso, o dia 29 de fevereiro chega a cada quatro anos para compensar essas horas a mais para se completar a volta ao redor do sol. Seis horas em quatro anos são 24 horas, por isso o dia a mais. Se não houvesse o ano bissexto, o inverno iniciaria no outono e o verão estaria começaria no inverno. O próximo dia 29 de fevereiro será apenas em 2020.

Confira algumas curiosidades sobre o ano bissexto

Aniversário

Para quem nasce no dia 29 de fevereiro a comemoração passa a ser um dilema. Teoricamente, a pessoa faria aniversário apenas a cada quatro anos. Bom para quem quer economizar!

Gregoriano

O calendário utilizado atualmente é o ‘gregoriano’, adotado em 1582 pelo papa Gregório VIII, que consiste em dias, semanas, meses e anos. Os dias são agrupados em porções maiores do que as semanas, os meses e as estações do ano. As semanas são agrupadas de sete em sete dias, devido às fases da Lua, já que entre o quarto crescente e a Lua Cheia passam-se sete dias.

Azar ou sorte?

Muitos povos acreditam que casar em ano bissexto pode ser sinônimo de azar. Por outro lado, a existência de um dia a mais pode significar um marco para renovação

Doodle

O dia de hoje ganhou um doodle especial no Google. Nele, dois coelhos, com os dias 28 e 01, são separados pelo coelho de dia 29.

 

PrOn

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.