Araucária

Reestruturação na Saúde vai somar mais de 200 novos profissionais nas unidades básicas

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), está preparando mudanças importantes na área da Saúde que resultarão na melhoria do atendimento à população e no o fortalecimento das ações de saúde básica (prevenção) e de saúde mental. Com as alterações, as unidades básicas de Saúde (UBS) passarão a contar com um acréscimo de mais de 200 profissionais; a maioria deles já faz parte do quadro da Prefeitura. Araucária conta atualmente com 21 unidades básicas de saúde e, graças à restruturação, algumas delas poderão ter horário de atendimento ampliado.

De acordo com a SMSA, desde 2013 o quadro de profissionais da Saúde vem sofrendo baixas e a grande maioria não foi reposta. Hoje, o deficit de profissionais na Saúde é de 228 trabalhadores. Entre eles estão: médicos, enfermeiros, recepcionistas, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de Saúde.

UPA e PAI – Para suprir essa necessidade, a reestruturação prevê a terceirização da gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pelo prazo de 18 meses e com avaliação a partir dos 12 meses. A SMSA preza que este processo ocorra com a anuência do Conselho Municipal de Saúde, que também participará da avaliação do contrato e do atendimento à população após os 12 meses de terceirização da UPA.

Desta forma, os profissionais da Prefeitura que hoje estão lotados na UPA serão direcionados para atendimento da população nas unidades básicas (UBS), entre outros locais. Já a UPA contará com equipe completa de profissionais sob responsabilidade da instituição a ser selecionada para cuidar de sua gestão. O Pronto Atendimento Infantil (PAI) passará a funcionar junto ao Hospital Municipal de Araucária). O PAI hoje possui deficit de 31 profissionais. A Prefeitura também vai convocar 78 aprovados em um concurso público que está em fase de conclusão (prova de títulos) para atendimento à população.

Promoção e prevenção – Com o acréscimo no número de profissionais nas unidades básicas de Saúde, as UBS poderão desenvolver de maneira mais efetiva os trabalhos de prevenção e promoção de saúde. Na prática, Araucária volta o olhar para o que deve ser função prioritária do município: cuidar da saúde básica. O cuidado com a saúde básica estimula práticas saudáveis e, por consequência, evita situações em que sejam necessárias acionar os serviços de urgência e emergência. O Serviço de Orientação à Aids (SOA) é uma das áreas que receberão profissionais para ampliar seu atendimento.

Do ponto de vista financeiro, a restruturação vai permitir ao município ampliar seu atendimento de promoção de saúde e prevenção sem precisar arcar com grandes investimentos. Outra vantagem é que haverá redução dos casos de desvio de função e da necessidade de horas extras ocasionada pelo deficit de profissionais. Esta nova organização vai permitir que os que trabalham na Saúde não estejam sobrecarregados e também que possam receber melhor qualificação para atender aos usuários de maneira mais adequada.

 

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.