Dois exemplos distintos. Enquanto uma foto de uma faixa, que menciona uma casa de repouso do bairro Xaxim, em Curitiba, começou a circular nas redes sociais, causando revolta entre os usuários, uma Rua Iluminada de Natal, no bairro Umbará, valoriza a tradição natalina, a pedido da ‘Nona’ (vó para os italianos). A faixa sugere que os clientes deixem os idosos no lar para que possam desfrutar das festas natalinas, já a família Moletta valoriza a presença da idosa, de 88 anos, que está todos os dias recepcionando os visitantes.
Em entrevista à Banda B, na manhã desta segunda-feira (4), Liandra Moletta, uma das organizadoras da atração natalina, falou justamente sobre a importância da Nona para que o evento voltasse a funcionar, depois de 14 anos parado. “Voltamos em 2016, mas agora em 2017 estamos com atrações para lá de especiais. Somos uma família tradional italiana e muito religiosa, que amamos o Natal. Paramos em 2002, por questão de segurança, mas então conseguimos uma empresa particular e voltamos em 2016, depois de nossa Nona muito insistir”, contou.
A curitibana também falou sobre como tudo só é possível pela presença dela. “A nona está aqui todos os dias e é quem mais se diverte. Faz questão de que a família seja unida e está sempre lutando para que a gente continue junto. Dá bronca quando brigamos, fica em cima mesmo. Ela é espetacular, a valorizamos demais”, contou.
Atrações imperdíveis
Ainda de acordo com Liandra, neste ano as atrações estão imperdíveis. “São quase 300 metros de rua iluminada, com Papai Noel, decorações, gruta iluminada e o show de luzes, no finalzinho da rua, sempre às 21h e as 22h. Neste ano, a estrutura está melhor e há inclusive praça de alimentação para quem vier aqui. Ficou realmente muito bacana”, disse.
Serviço:
Endereço: Rua Nicola Pellanda, 5962.
Ingresso: R$ 10. Crianças de até dez anos acompanha de um adulto não pagam. Maiores de 60 anos pagam R$ 5.
Há praça de alimentação no local
Horário: Das 20h às 23h30 até dia 30 de dezembro
BANDAB