Segunda-feira (02) começa novamente o período estabelecido pelo Ministério da Saúde para vacinação contra o HPV. Em Araucária, meninas que tenham entre 9 e 11 anos devem ir até as unidades básicas de saúde para receber a primeira dose da vacina. A carteirinha de vacinação deve ser levada para que a ação seja registrada.
Importante ressaltar também que meninas com menos de 14 anos que não receberam a primeira dose no ano passado devem se vacinar este ano, pois no ano passado o público-alvo visava meninas entre 11 e 13 anos. Quem tomou a primeira dose no ano passado há cerca de seis meses já pode buscar a segunda dose da vacina nas unidades, já que a imunização contra essa doença é realizada em três etapas.
Por que vacinar?
O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 variações, sendo que 12 delas podem ocasionar câncer. A principal forma de transmissão do HPV é por ato íntimo, que pode ser desde um beijo na boca até o ato sexual.
Prevenção
A vacina foi implantada no Calendário Nacional de Vacinação e a faixa etária escolhida visa atingir os jovens ainda não contaminados com o vírus, pois a vacina apenas previne novos casos e não cura os já existentes.
Três doses
A vacina contra o HPV é aplicada em três etapas. A segunda dose da vacina deve ser tomada seis meses após a primeira. Já a terceira dose fica agendada para ser ministrada cinco anos após a primeira. Para que haja uma melhor eficácia da vacina, as três doses precisam ser tomadas.
Carteira de vacinação
A carteira de vacinação é um documento muito importante, mas nem sempre é guardada com o devido cuidado. Não são apenas crianças as beneficiadas com as campanhas de vacinação (devendo monitorar o que já foi tomado e o que precisa ser tomado), algumas doses são destinadas para adultos também. Por isso, a recomendação é que a carteira de vacinação seja guardada pela vida toda.
SMCS