O Carrefour Brasil anunciou que, a partir de terça-feira (26), os frigoríficos voltaram a fornecer carne aos supermercados da rede, que inclui também o Atacadão e o Sam’s Club. A decisão ocorreu após uma carta de desculpas do presidente global da empresa, Alexandre Bompard, ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A empresa informou que espera ser reabastecida nos próximos dias, com a retomada do fornecimento pela JBS e Masterboi.
A crise teve início quando, no dia 20 de novembro, Bompard publicou um comunicado afirmando que a rede de supermercados deixaria de importar carne do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) para abastecer suas lojas na França. Na ocasião, ele argumentou que o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul poderia “inundar” a França com carne que não atenderia às exigências sanitárias e normas do país.
A declaração gerou protestos entre produtores rurais brasileiros e um boicote de frigoríficos ao Carrefour, com JBS, Minerva e Masterboi suspendendo o fornecimento de carne à rede no Brasil, impactando os clientes do Carrefour.
Após a carta de desculpas, Bompard reconheceu a qualidade da carne brasileira e afirmou: “Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor”. A empresa também buscou restabelecer relações comerciais com o Brasil, afetadas pela polêmica.
A polêmica se deu em meio a um crescente movimento na França, onde produtores rurais europeus temem que o acordo com o Mercosul possa tornar as mercadorias sul-americanas mais baratas, o que reduziria a competitividade dos produtos locais.