Brasil

Carrefour retoma fornecimento de carne após pedido de desculpas de CEO

Frigoríficos, incluindo JBS e Masterboi, voltam a fornecer carnes ao grupo após declaração polêmica sobre carne do Mercosul

O Carrefour Brasil anunciou que, a partir de terça-feira (26), os frigoríficos voltaram a fornecer carne aos supermercados da rede, que inclui também o Atacadão e o Sam’s Club. A decisão ocorreu após uma carta de desculpas do presidente global da empresa, Alexandre Bompard, ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. A empresa informou que espera ser reabastecida nos próximos dias, com a retomada do fornecimento pela JBS e Masterboi.

A crise teve início quando, no dia 20 de novembro, Bompard publicou um comunicado afirmando que a rede de supermercados deixaria de importar carne do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) para abastecer suas lojas na França. Na ocasião, ele argumentou que o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul poderia “inundar” a França com carne que não atenderia às exigências sanitárias e normas do país.

A declaração gerou protestos entre produtores rurais brasileiros e um boicote de frigoríficos ao Carrefour, com JBS, Minerva e Masterboi suspendendo o fornecimento de carne à rede no Brasil, impactando os clientes do Carrefour.

Após a carta de desculpas, Bompard reconheceu a qualidade da carne brasileira e afirmou: “Sabemos que a agricultura brasileira fornece carne de alta qualidade, respeito às normas e sabor”. A empresa também buscou restabelecer relações comerciais com o Brasil, afetadas pela polêmica.

A polêmica se deu em meio a um crescente movimento na França, onde produtores rurais europeus temem que o acordo com o Mercosul possa tornar as mercadorias sul-americanas mais baratas, o que reduziria a competitividade dos produtos locais.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Felipe Reis

Jornalista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tenho interesse em temáticas relacionadas à Politicas Públicas, Cultura, Diversidade e Inclusão, Educomunicação e Meio Ambiente voltadas a multimidialidade. Atuo com a produção de noticias, entrevistas, notas e cobertura de eventos para os diversos meios de comunicação.

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.