
Resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União aponta que os celulares do Paraná irão ganhar o nono dígito em 2016. Mas nada de pressa. Segundo a publicação, a medida entrará em vigor em todo o sul do país a partir de 6 de novembro, 11 meses após esse anúncio.
Segundo a Anatel, após as datas acima mencionadas, as ligações com 8 dígitos ainda serão completadas por um tempo determinado, para adaptação das redes e usuários. A mudança vale também para o envio de mensagens de texto. “Gradualmente haverá interceptações e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de marcação. Após esse período de transição, as chamadas marcadas com 8 dígitos não serão mais completadas”, diz a Anatel.
O nono dígito deverá ser acrescentado, no momento da discagem, por todos os usuários de telefone fixo e móvel que liguem esses aparelhos. O objetivo da mudança é atender à crescente demanda por celulares no país. Quem tem telefone celular pré-pago não precisa se preocupar. De acordo com a Anatel, o saldo e a validade dos créditos não sofrerão alteração. A agência informa também que cabe ao usuário fazer a atualização da agenda de contatos.
Outras mudanças
As outras mudanças divulgadas apontam que os estados do Acre, de Goiás, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Rondônia, do Tocantins e o Distrito Federal passarão pela medida antes, em 29 de maio.
BandaB