Araucária

Araucária torna-se referência em inovação no quesito iluminação pública; Mudanças efetivas iniciaram na gestão Hissam

Araucária tem investido em iluminação pública há alguns anos e é fácil perceber a mudança na prática. As vantagens vão além da capacidade de iluminação das novas luzes, o impacto ambiental é menor e há otimização do trabalho das equipes de manutenção, já que a nova tecnologia é mais durável. Para comparar, em 2015 havia 16 mil lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico na iluminação pública pela cidade e o departamento responsável recebia em média 700 pedidos por mês para manutenção. Em 2021 são 23.067 lâmpadas no município (sendo 21.503 em LED) e a média mensal de pedidos para manutenção caiu para menos de 300. Ou seja, além do quadro de iluminação ter sido ampliado, o pedido de manutenção foi reduzido.

De acordo com relato dos técnicos do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), antigamente havia muita ligação pedindo reparos e o telefone não parava de tocar no setor. Com o tempo os pedidos foram diminuindo, pois há maior durabilidade no equipamento, sem contar que as lâmpadas de LED não são tóxicas, e quase todos seus componentes são recicláveis.

É bom deixar claro também que a iluminação pública, seja dos postes nas ruas, praças e parques; é de responsabilidade da Prefeitura e não da Copel. O telefone para solicitação de serviço pode ser visualizado na fatura de energia da Copel que também funciona como Whatsapp: (41) 3614-1453. As solicitações de serviços também podem ser realizadas por e-mail iluminacao.publica@araucaria.pr.gov.br, pelo aplicativo Atende.net ou pessoalmente na SMUR.

Quanto mais rápida e precisa a informação no momento da solicitação, mais efetiva será a atuação da equipe. Araucária tem cerca de 1200 km de vias, sendo a maior parte coberta por iluminação pública, ou seja, o equivalente à distância de ida e volta ao Paraguai. Rotineiramente são realizadas rondas, porém devido as grandes distâncias não é possível verificar todos os pontos de iluminação em um curto espaço de tempo, em razão disso é de suma importância a colaboração da população em comunicar quando encontrar pontos de iluminação com defeito.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.