
Você já deve ter notado equipes realizando manutenções asfálticas nas ruas de Araucária, mas sabia que são usadas cerca de 20 toneladas de massa asfáltica por dia? A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Obras (SMOP), realiza constantemente esse trabalho mais conhecido como “tapa buracos”, com asfalto produzido por usina própria.
De acordo com o engenheiro civil Hugo Myszkovski, da SMOP, apesar de Araucária já ter recebido centenas de quilômetros de asfalto nos últimos anos, ainda há muitas vias antigas na cidade. “Pavimentos novos tendem a durar vários anos sem precisar de manutenção. Mas, depende muito da condição da via e da quantidade de veículos que trafegam nela diariamente”, explicou.
No entanto, vale destacar as diferenças entre as manutenções tapa buracos do trabalho de fresagem, que também é feito frequentemente no município. “A fresagem é realizada quando a via já sofreu vários serviços de tapa buracos e está bastante irregular ou quando os pavimentos apresentam várias trincas em grande parte da rua”, afirmou.
Conforme mencionado pela SMOP, são investidos mensalmente, com recursos próprios do município, em torno de R$ 200 mil a R$ 250 mil com as manutenções. Porém, esse custo não é fixo, considerando períodos chuvosos. Já nos dias sem chuvas, o processo inicia logo cedo na usinagem de asfalto; em seguida é feita a limpeza dos locais que receberão a massa e depois da aplicação é realizada a compactação do asfalto.
A SMOP atende solicitações de munícipes no serviço de tapa buracos, como também por vistoria das equipes. Essas solicitações podem ser feitas pelo site da Prefeitura (CLIQUE AQUI), pelo aplicativo Atende.Net ou pelos números 3614-7580 / 7603.