Araucária

Influenza: Meta de Araucária é vacinar mais de 31 mil pessoas

Foi iniciada nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que oferece a vacina em todos os Centro de Saúde (09 rurais e 12 urbanos) de Araucária até o dia 26 de maio. A campanha ocorre de segunda a sexta-feira, conforme horário de funcionamento de cada unidade de Saúde. Em Araucária, conforme dados encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde, a meta de vacinação a ser atingida é 31.476 pessoas.

A vacinação tem como objetivo diminuir o número de ocorrências e mortes por Influenza, tendo uma redução de 32% a 45% nos números de hospitalizações por pneumonia e de até 75% no número de mortes por complicações da Influenza. A campanha visa melhorar a qualidade de vida de seu público-alvo e reduzir o índice de mortes por Influenza, que teve seu maior número no ano de 2016 com mais de 2 mil mortes em um total de mais de 12 mil casos registrados da doença no Brasil.

A vacina é oferecida (conforme orientação do Ministério da Saúde): a idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde Pública ou Privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), professores na ativa da Rede Pública ou Privada de Educação (com declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas.

Outras vacinas – No período da campanha, o público-alvo também poderá dar início ou completar o esquema vacinal de outras vacinas. Entre elas estão: a vacina Dupla Bacteriana (que protege contra Tétano e Difteria), Febre Amarela. Importante destacar que a vacinação contra influenza não ocorrerá na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Infantil (PAI) no e Hospital Municipal de Araucária (HMA).

Além da vacinação, é importante também tomar outros cuidados como lavar e higienizar as mãos constantemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrar nariz e boca ao espirrar ou tossir e manter os ambientes bem ventilados. A vacina é gratuita e protege contra os 3 tipos de vírus que mais circularam pelo Hemisfério Sul em 2016, sendo o objetivo da campanha atingir pelo menos 90% do público-alvo no Brasil.

 

SMCS – Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.