Por Andressa Kasecker
A aprendizagem é um processo complexo, que leva tempo e dedicação. No entanto, as vezes nos esbarramos com alguns distúrbios que a deixam mais difícil para muitas crianças, entender um pouco mais sobre isso ajuda a lidarmos melhor com as dificuldades.
A dislexia é um transtorno de aprendizagem de origem neurobiológica e seu principal sintoma é a dificuldade de reconhecimento preciso e fluente da palavra, na habilidade de decodificação e na soletração.
“Dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e aquisição do seu mecanismo, em crianças inteligentes, escolarizadas, sem qualquer perturbação sensorial e psíquica existente” (Victor da Fonseca, 1999)
Alguns indicativos são: Dificuldade de pronunciar fonemas, dificuldade com rimas, inversão de letras e palavras, dificuldade de separar e sequenciar sons, dificuldade na compreensão de textos, dificuldade concentração, dificuldade em copiar da louça, desorientação geral.
O diagnóstico de dislexia pode ser feito por um neurologista, médico, psicopedagogo ou neuropsicologo. É importante ressaltar que a dislexia não esta associado a inteligência e a capacidade de pensar, não significa falta de motivação ou vontade de aprender, não é um problema psicológico de comportamento ou social. “É um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.”
As dificuldades apresentadas pelas crianças a longo e médio prazo, tem impacto em sua auto estima, aumentando os níveis de stress e frustração quando em momentos de avaliação escolar ou leitura. È fundamental uma intervenção precoce, para que a criança consigo desenvolver seu método de aprendizagem e ter autonomia em relação a suas dificuldades da leitura e da escrita.