Brasil

Passagem gratuita para idosos em ônibus interestadual? Saiba a obrigação das empresas

O Estatuto do Idoso descreve que, por veículo, pelo menos duas passagens no transporte interestadual devem ser cedidas gratuitamente aos idosos. Entretanto, nesta terça-feira (11), uma idosa de 80 anos, mãe de Ronaldo da Silva, precisou de uma passagem para o Rio de Janeiro e recebeu a notícia de que só teria para dezembro.

“Meu irmão está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e minha mãe precisa ir para o Rio de Janeiro para visitá-lo. Chegamos na empresa, pedindo a passagem de acordo com Estatuto do Idoso, e eles falaram que só tinha para dezembro. O máximo que teriam é a meia passagem. Mas só para dezembro? Tanto tempo assim e todas as passagens já adquiridas?”, questionou Ronaldo.

Qual a obrigação das empresas?

Há razão na reclamação por parte das famílias? Em partes, sim. Primeiramente, é preciso saber que o Estatuto do Idoso, no artigo 40, garante o direito das duas passagens por leito. Logo, se elas estavam ocupadas, o idoso precisa pagar meia passagem. Porém, de acordo com o assessor da diretoria do Desenvolvimento Social da Secretaria de Justiça Família e Trabalho, Matheus Mokdese, chama a atenção ter passagens gratuitas apenas para dezembro. Neste caso, segundo ele, pode ser aberta uma investigação.

“No caso, como ela pedia de uma forma muito antecipada e houve a resposta que era só para dezembro, a idosa pode sim abrir uma reclamação para a abertura de uma investigação. Isso pode ser feito no guichê da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), no piso superior, no bloco estadual, sala 14. O funcionamento é de segunda a sexta, das 6h às 23h, e sábado e domingo, das 7h às 19h”, descreveu.

De acordo com o assessor, demandas relativas ao tema lideram as reclamações. “A questão do transporte é um dos que é mais violado com relação ao Estatuto do Idoso. Outra questão também é quando familiares usam benefícios do idoso para o próprio bem. Agora, realmente, o que mais nos deixa apreensivo é a questão do transporte.

Para dúvidas e reclamações com relação ao Estatuto do Idoso pode ligar no Disque Idoso que é o 0800 41001.

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos. A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.